07/06/2016

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Projeto de cidadania da Assembleia atende alunos de Natal e São José de Mipibú
 
Mais de 40 alunos do primeiro ano da Escola Estadual Castro Alves, no bairro de Nova Descoberta, em Natal, participam nesta terça-feira (7) da segunda fase do projeto Poder da Cidadania, promovido pela Escola da Assembleia. A programação na unidade de ensino será voltada para as artes plásticas, com oficina de pintura em tela.
“O projeto Poder da Cidadania é voltado para alunos da rede pública de ensino e trabalha a busca da identidade e autoestima enquanto cidadãos. Participa do projeto uma equipe interdisciplinar, composta por filósofo, engenheiro, psicóloga, arte terapeuta, pedagoga, músico e artista plástico”, explica a psicóloga Bárbara Rocha, integrante do projeto.
O artista que vai conduzir a oficina de pintura nesta edição do projeto será Pedro Pereira da Silva. Natural de Passa e Fica, ele iniciou seus primeiros estudos de pintura em 1980. Participou de diversos cursos e oficinas de arte contemporânea e realizou várias exposições dentro e fora do Brasil, como Portugal e Espanha. No auge da carreira, um acidente vascular cerebral interrompeu seus trabalhos.
Apesar das sequelas decorrentes do AVC, o amor pela arte e desejo de superação o impulsionaram a seguir adiante, fazendo aquilo que mais gostava: pintar. Hoje, reconhecido como um dos grandes nomes da pintura potiguar, Pedro Pereira não vai apenas demonstrar técnicas de pintura aos jovens estudantes, mas também incentivá-los a encararem com força e fé os desafios que a vida apresenta.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), projetos como o Poder da Cidadania trabalham fortemente para cumprir o papel de aproximação da Casa Legislativa com as comunidades, tendo como foco a Educação, “que é um dos caminhos primordiais para o exercício da cidadania em sua plenitude”.
A primeira edição do projeto, promovida em abril, teve como foco trabalhar a motivação e autoestima através de palestras, dinâmicas corporais e música. “Agora vamos desenvolver a ideia de superação e sucesso por meio da pintura e do testemunho do próprio artista, que é um verdadeiro exemplo de superação”, destaca a professora Cristina Assunção, que compõe a equipe.
Na quarta e quinta-feira (8 e 9), o projeto Poder da Cidadania atende as Escolas Prof. Francisco Barbosa e Prof. Clóris Trigueiro, no município de São José de Mipibu.

Crédito da Foto: Eduardo Maia 

Nenhum comentário: