20/01/2010

VAPORDUTO

Maior vaporduto do mundo já está em operação no RN


Governadora e o diretor de Exploração e Produção da Petrobras inauguraram vaporduto que vai aumentar a produção de petróleo do RN em 18 mil barris/dia.

Já está em operação em Alto do Rodrigues o maior vaporduto do mundo. A governadora Wilma de Faria inaugurou na manhã desta quarta-feira (20), em Alto do Rodrigues, ao lado do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, o Vaporduto da região do Vale do Açu. Com aproximadamente 30 quilômetros de extensão, é o primeiro a operar com vapor superaquecido, e de imediato irá aumentar a produção de petróleo do estado em 18 mil barris por dia.

Em seu discurso, o diretor da Petrobrás foi enfático ao afirmar que os investimentos que estão sendo realizados pela estatal nos últimos anos no Rio Grande do Norte estão sendo possíveis graças à interferência direta da governadora. “Estou na diretoria da Petrobrás há sete anos e quero dar um depoimento pessoal. A governadora Wilma é uma batalhadora incansável e a participação dela foi fundamental para todos esses investimentos que estamos realizando no Estado, como por exemplo a Refinaria Clara Camarão, conclusão da Termoaçu e esse vaporduto que estamos entregando agora”, destacou Estrela.

“O Governo do Estado tem participação direta nesses investimentos, pois concedemos isenções fiscais para os projetos de expansão da Petrobrás. Esta é uma obra nossa, do RN, e vai trazer mais geração emprego e renda para nossa população, além de maior arrecadação de impostos, mais royalties, e desenvolvimento econômico para o Estado e região”, afirmou a governadora.

Em sua primeira etapa, o Vaporduto (Projeto de Injeção Contínua de Vapor) injetará 610 toneladas de vapor por hora nos campos de produção de Estreito e Alto do Rodrigues. O vapor gerado pela Usina Termoelétrica ‘Jesus Soares Pereira’ (Termoaçu) será distribuído através de uma rede de dutos, inicialmente, para 42 poços de petróleo localizados no campo de Estreito.

A Petrobrás investiu no Vaporduto do Vale do Açu mais de 200 milhões de dólares. O Vaporduto é um dos quatro grandes projetos da Petrobrás visando elevar, até 2011, a produção diária de 75 mil barris de óleo para 115 mil nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.

A Termoaçu foi imprescindível para a operação do Vaporduto no RN. No início da sua primeira gestão, ao encontrar a obra da Termo parada, a governadora Wilma de Faria intercedeu junto ao governo federal para que o empreendimento tivesse continuidade. A obra se concretizou, representando um investimento de R$ 735 milhões da Petrobras e do grupo Iberdrola, tendo sido inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2008.

Nenhum comentário: