20/01/2010

CONFERÊNCIA

Prefeitura conclama população a participar da segunda Conferência Municipal da Cidade

Transformar Ceará-Mirim em uma cidade urbanamente viável, melhorando as condições de vida da população. Com esta proposta, a Prefeitura promove nesta quinta-feira, 21, a 2ª Conferência da Cidade. Coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, o evento será aberto às 8 horas com a participação do prefeito Antônio Peixoto e prosseguirá até às 18 horas, no auditório da Estação Cultural Prefeito Roberto Varela.

A secretária municipal de Administração e Planejamento Rozângela Sá, presidente da Conferência, considera necessária e de extrema importância a participação da população na conferência, dentro de um debate democrático sugerido pelo Poder Público Municipal, envolvendo vários segmentos da sociedade. A secretária fez a convocação à população em entrevista concedida à rádio 87 FM, de Ceará-Mirim.

A Conferência tem como lema “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática Participativa e Controle Social” e como tema "Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano". No evento, a atual administração municipal pretende apresentar suas propostas administrativas e ouvir as urgências e necessidades dos cidadãos.

“A preocupação do prefeito Antônio Peixoto, é de construir o perfil do município baseado nas sugestões da população, diagnosticando a atual realidade do município”, frisou Rozângela, acrescentando que as necessidades que não forem possíveis realizar com recursos próprios, a administração pretende buscar alternativas para viabilizá-las, na intenção de preparar a cidade para o futuro.

No cronograma estão previstas a realização de quatro palestras no horário da manhã. A primeira será ministrada pelo vereador George Câmara, de Natal, e trata da Urbanização Sustentável da Região Metropolitana e da Urbanização do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A segunda será conduzida por um representante da Caixa Econômica Federal, agência local, e abordará as Obras de encaminhamento do PAC, como o Programa “Minha Casa, Minha Vida”, e a duplicação da BR 406. A terceira palestra abordará a reformulação do Plano Diretor do município e ficará a cargo da secretária municipal de Infraestrutura, Obras e Projetos Especiais, Lizélia Maria que também abordará o quarto tema, a Relação entre os Programas Governamentais.

Após o intervalo do almoço que será servido no próprio local, o período da tarde será reservado à formação dos grupos que identificarão as principais necessidades e dificuldades enfrentadas pela população, nas mais diversas áreas, sendo discutidas por todos os participantes em seguida.

Um dos objetivos do evento é tirar as proposições do município de Ceará-Mirim e também eleger os delegados que representarão o município na Conferência estadual prevista para acontecer até o final de fevereiro. Se escolhido para compor a delegação do Rio Grande do Norte, o representante cearamirinense irá participar da Conferência Nacional a ser realizada em maio deste ano, em Brasília (DF).

A inscrição da conferência é gratuita, poderá ser realizada no local, a partir das 8h da manhã, e a prefeitura disponibilizará ônibus ao final do evento, para conduzir os participantes vindos das comunidades rurais.

Nenhum comentário: