05/06/2024

MELHOR: UNIVERSIDADE ARGENTINA TOMA LIDERANÇA DA USP NO RANKING DA AMÉRICA LATINA

USP cai em ranking e perde liderança na América Latina para Universidade de Buenos Aires

A USP (Universidade de São Paulo) deixou de ser a melhor universidade da América Latina, sendo ultrapassada pela UBA (Universidade de Buenos Aires), a qual havia desbancado no ano passado, segundo o ranking QS World. Na sequência aparece a UC (Pontifícia Universidade Católica do Chile). A lista foi divulgada nesta terça (4).

No cenário global, essas três universidades aparecem, respectivamente, na 71ª, 92ª e 93ª posições. Em 2023, a USP era a 85ª melhor.

A segunda universidade brasileira com mais alta pontuação no levantamento foi a Unicamp (Universidade de Campinas), 9ª melhor na América Latina e na 232ª posição do ranking mundial.

Em nível global, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em livre tradução) é a primeira instituição colocada, lugar que ocupa há 13 anos. O instituto é seguido pelas inglesas Oxford e Imperial College London.

O ranking QS World analisou mais de 17 milhões artigos científicos publicados pelos centros de ensino. As opiniões de 280 mil especialistas também foram ouvidas para construir o ranking.

Embora o Brasil seja o principal centro de pesquisa da América Latina, o país registrou um declínio acentuado no número de citações por docente no último ano, mostra a organização.

Na avaliação de pesquisas mais impactantes da QS, a USP é a universidade com o melhor desempenho na região. No mundo, entretanto, a universidade ocupa a 456ª posição nesse indicador.

Em termos de colaboração internacional, o Brasil também detém a pontuação média mais alta da América Latina, com a USP ocupando novamente a primeira posição.

Para o QS, porém, o país tem dificuldades para atrair talentos estrangeiros, especialmente estudantes, e possui um dos grupos de alunos menos diversificados do continente. As universidades argentinas, em especial a UBA, lideram neste quesito.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: