10/04/2023

TRENS SÃO SAQUEADOS A CAMINHO DO PORTO DE SANTOS - AÇÃO GERA PÂNICO NOS TRABALHADORES

Trens que carregam toneladas de soja são saqueados a caminho do Porto de Santos; ação gera pânico em quem trabalha nas ferrovias

Trens que transportam toneladas de cargas estão sendo saqueados a caminho do Porto de Santos - o maior do Brasil. Dezenas de pessoas aliciadas pelos chefes do esquema invadem os vagões e roubam mercadorias, especialmente soja, que depois é revendida. 

A reportagem especial do Fantástico revela flagrantes deste crime.
  • As investigações começaram depois de uma denúncia feita pela empresa Rumo, a maior das concessionárias do serviço público de trens de carga.
  • Segundo a Rumo, apenas 0,16% da malha ferroviária administrada por ela fica na Baixada Santista. Mas foi na Baixada que ocorreram 45% dos ataques aos trens da empresa em janeiro.
  • Os ataques muitas vezes são violentos e ameaçam a vida de quem trabalha nas ferrovias.
  • A quadrilha se organiza como uma cadeia alimentar, com o núcleo que atua diretamente na subtração da carga, pessoas envolvidas no armazenamento dessa carga e núcleo dos receptadores que camuflam a carga como se fosse ela fosse legítima, para fazer a comercialização.
  • Nem todo ataque é com o trem em movimento. Na maioria das vezes, os bandidos interrompem o transporte.
  • Com o trem parado, uma multidão de moradores aliciados pela quadrilha nas comunidades surge com sacos de ráfia e começa a enchê-los de soja.
  • Os investigadores tentam isolar os casos de furto famélico, quando a pessoa rouba por necessidade.
  • Duas das empresas flagradas nas imagens pertencem a João Estanislau, conhecido como "rei da soja." Segundo as investigações, ele é o cabeça do esquema que atinge mais do que as empresas de transporte ferroviário.
O que dizem os citados:

A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, que inclui a "Rumo", disse em nota que confia que as autoridades responsáveis pela segurança pública continuarão tomando as medidas necessárias para manter a integridade das operações.

João Estanislau, o ‘Rei da soja’, responde em liberdade a duas ações por receptação de carga roubada. Em nota, a defesa disse que ele é um empresário idôneo, que provará sua total inocência nas respectivas ações penais movidas pelo Ministério Público.

Fantástico

Nenhum comentário: