11/02/2023

SUZANE: MATOU OS PAIS, SAIU DA CADEIA E ABRIU UM NEGÓCIO

Livre da cadeia, assassina dos pais abre negócio pela internet

Libertada após 20 anos de prisão pelo assassinato dos próprios pais, Suzane von Richthofen montou um negócio para vender chinelos decorados pelo Instagram.

Ela deixou o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, no dia 11/1. E cumpre o restante da pena em regime aberto. Passou a morar num sítio em Angatuba, onde montou a produção.

Ela tem cerca de 5,6 mil seguidores e a rede social tem comentários que variam desde críticas à sua soltura até apoio para uma "segunda chance".

A 2ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté concedeu a progressão ao regime aberto, após Richtofen cumprir todos os requisitos jurídicos para isso. Suzane não pode sair da cidade e segue com algumas obrigações como se apresentar à Justiça com certa frequência. Caso cometa qualquer delito, por mais "leve" que seja, perderá o benefício e voltará para a cadeia.

Na ocasião da soltura de Suzane, muita gente manifestou repúdio dizendo que a vê como um perigo para a sociedade. Outros, porém, reforçam que ela deixou a cadeia dentro da lei.

Suzane estava desde 2017 tentando a progressão do regime semiaberto para o regime aberto. No primeiro, ela podia sair para trabalhar, estudar ou sair em alguns feriados, mas sempre voltando para a cadeia à noite.

Suzane ficou presa desde 2002, em regime fechado. Em outubro de 2015, ela conseguiu a progressão para o regime semiaberto. Em março do ano seguinte, ela saiu pela primeira vez, durante uma saída temporária de Páscoa.

Nos últimos anos, Suzane trabalhava com costura no próprio presídio e confeccionava os uniformes das presas. Ela também fazia artesanatos e trabalhava de seis a oito horas.

À noite, ela estudava biomedicina, em uma faculdade em Taubaté, cidade vizinha à Tremembé. Ela tinha permissão para estudar de 18h às 23h e depois ir para a cadeia dormir. Suzane tinha que chegar ao presídio até 23h45.

Isso tudo a ajudou a diminuir a sua pena de 39 anos e seis meses para 34 anos e 4 meses. Assim, a sua pena vai até o início de 2039, já que está presa desde o final de 2002.

Além disso, o bom comportamento na prisão a ajudou a conseguir a progressão de pena. A pena dela não irá até o fim. Isso porque, no Brasil, o máximo que pode ficar preso são 30 anos, mesmo com condenações maiores.

Nos últimos anos, Suzane foi flagrada pegando transporte público para ir e voltar para a faculdade, aparentemente sem medo de ser agredida. Antes, usava carros de aplicativo. Outra foto famosa é dela em um seminário na faculdade.

O crime de Suzane foi cometido em 31 de outubro de 2002. Na ocasião, ela, o namorado Daniel Cravinhos e o irmão Cristian Cravinhos mataram os pais da jovem, Manfred e Marísia.

Eles foram assassinados com barras de ferro enquanto dormiam, no segundo andar da casa onde moravam, em São Paulo. O crime foi motivado por vingança, pois os pais de Suzane não aceitavam o relacionamento dela com Daniel. Além disso, o trio planejava ficar com a fortuna do casal.

A herança ficou com o irmão de Suzane, Andreas, que vendeu a mansão por R$ 1,6 milhão, em 2014. Estudos indicam que a casa vale até o dobro, mas o herdeiro vendeu logo para apagar de vez a lembrança do caso.

Com informaçoes do msn

Nenhum comentário: