11/01/2023

ATENTADO A BOMBA CONTRA A VICE-PRESIDENTE DA COLÔMBIA

Vice-presidente da Colômbia escapa de atentado à bomba

A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, afirmou ontem (10) que sua equipe de segurança desativou um explosivo colocado nas imediações da casa de sua família no município de Suárez.

No Twitter, ela publicou fotos do artefato e disse que ele tinha mais de 7 kg de material explosivo. Ele estaria depositado na via que dá acesso à casa. “Foi uma nova tentativa de atentar contra a minha vida.”

Márquez é a primeira mulher e a primeira pessoa negra a assumir a vice-presidência da Colômbia —assim como Gustavo Petro é o primeiro líder de esquerda do país latino-americano. Advogada e ativista, ela ficou conhecida pela luta contra a mineração ilegal.

Em 2019, quando ganhou projeção, Márquez e outros líderes sociais foram alvo de um ataque armado durante uma reunião em Santander de Quilichao, no norte de Cauca. Na ocasião, uma granada também foi lançada contra eles. O então presidente do país, Iván Duque, condenou o atentado e disse que era preciso um plano para acabar com a violência contra lideranças populares.

Nenhum comentário: