24/08/2022

1º CASO NO BRASIL: MINAS CONFIRMA CACHORRO COM VARÍOLA DOS MACACOS

Minas confirma cachorro infectado com varíola dos macacos; é o 1º caso no Brasil

Minas Gerais confirmou nesta terça-feira (23) o primeiro caso de varíola dos macacos em um animal. Trata-se de um filhote de cachorro de 5 meses, que contraiu a doença do tutor. Este é o primeiro caso de infecção em bichos no país.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) explicou que "no Brasil, até o presente momento, não havia evidência documentada de transmissão da doença do ser humano para animais ou de animais para o ser humano". Além disso, a pasta reforçou que existem, em todo o mundo, apenas dois relatos da doença em animais: um nos Estados Unidos e um na França. Ambos estão sendo estudados.

Em Minas, a confirmação ocorreu em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O filhote teve início dos sintomas no último 13 de agosto, quando começou a ter coceira, brotoejas, manchas e crostas no dorso e pescoço. Já o dono do cão apresentou sintomas da doença no dia 3 e, isolado, teve contato com o pet.

O humano procurou atendimento médico cinco dias depois, quando foi coletada amostra de lesão. O resultado deu positivo para Monkeypox (nome científico da enfermidade). Já o caso do animal foi detectado por um veterinário, que usou Equipamento de Proteção Individual (EPI) para exame e coleta das amostras.

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) atestou a infecção do animal após exame laboratorial. "O resultado detectável foi em exame de biologia molecular (qPCR)", detalhou a SES. O caso foi notificado para o Estado na segunda-feira (22).

Depois dos resultados, o paciente foi orientado a manter o animal em isolamento e a adotar medidas sanitárias para a rotina de alimentação do cão e de higienização do local. "Uso de luvas, máscara, blusa de manga comprida e calça para proteção da pele, bem como desinfecção da área com água sanitária", foram recomendados pela prefeitura do município.

De acordo com a SES, paciente e cão estão isolados e passam bem.

Nenhum comentário: