24/05/2022

TSE APROVA FEDERAÇÃO PARTIDÁRIA DO PT, PCDOB E PV

Aprovada Federação Partidária do PT, PCdoB e PV

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (24), o pedido de federação partidária dos partidos PT, PCdoB e PV. A presidência do grupo formado pelos três partidos será exercida pela presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-RR).

Os vice-presidentes serão José Luiz Penna, do PV, e a vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos, do PCdoB. O relator do pedido foi o ministro Sérgio Banhos, que declarou todas as exigências foram cumpridas para se formar a federação. O mandato será de um ano, prevendo rodízio entre partidos no comando da federação, com possibilidade de recondução.

A federação dos três partidos terá uma Executiva Nacional com 18 membros com participação dos três presidentes de cada legenda. As outras vagas serão preenchidas por meio de votos conquistados na Câmara dos Deputados. O grupo ainda conta com uma Assembleia-Geral com 60 integrantes. Serão 9 vagas para cada legenda, sendo 51 vagas distribuídas de acordo com a votação na Câmara em 2018, o que deve dar uma supremacia ao PT.

Nenhum comentário: