20/03/2022

OPORTUNISTAS: SENADORES TROCARAM MAIS DE PARTIDO DO QUE DE ROUPA

Mais de um terço dos senadores trocou de partido desde 2018

Desde as últimas eleições presidenciais, em 2018, nada menos que 29 senadores já mudaram de partido. As informações constam em um levantamento realizado pelo portal G1. O total equivale a mais de um terço dos congressistas do Senado Federal, que são 81.

O partido que mais se beneficiou com as mudanças foi o Partido Liberal (PL), que abriga o presidente Jair Bolsonaro atualmente. Desde a última posse, a sigla angariou cinco novos senadores e, com os dois que já possuía ainda como Partido da República (PR), pulou da 12ª colocação para ser a 6ª sigla com mais senadores.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Social Democrático (PSD) também se destacam, com o acréscimo de quatro novos membros cada um. O MDB pulou de 12 para 16 e se manteve como maior partido no Senado, enquanto o PSD foi de sete para 11 e saiu do 3° para o 2° lugar.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), por outro lado, que era o segundo colocado com nove senadores, agora tem oito, o que o fez cair para a 4ª posição. Quem passou a ocupar a terceira colocação foi o Podemos, do ex-ministro Sergio Moro, que em 2018 possuía cinco senadores e agora tem nove.

Do outro lado da lista, a Rede Sustentabilidade foi a sigla mais atingida com as migrações de legenda, tendo sua bancada praticamente extinta. Atualmente a sigla permanece com apenas um senador: Randolfe Rodrigues (AP), contra os cinco que possuía em 2018.

Nenhum comentário: