31/12/2021

'PRESO POLÍTICO': DANOU-SE - PARTIDO DA CAUSA OPERÁRIA (PCO) PEDE LIBERTAÇÃO DE ROBERTO JEFERSON

PCO pede libertação de Roberto Jefferson: ‘Preso político’

Segundo o PCO, Roberto Jefferson é um ‘preso político’; em artigo, membro da sigla pede a libertação do ex-deputado.

O Partido da Causa Operária (PCO) voltou a divergir das outras siglas de esquerda. O site do partido publicou, nesta quarta-feira (29), um artigo em que pede a libertação do que chama de “presos políticos bolsonaristas”. O texto menciona especificamente as figuras do ex-deputado Roberto Jefferson e do deputado Daniel Silveira, que tiveram suas prisões decretadas pelo Supremo Tribunal Federal sob a alegação de que eles promoveram ataques às instituições.

No artigo, o autor, Luan Monteiro, afirma que o tribunal agiu “de forma totalmente arbitrária” e cerceou o direito à livre expressão. Embora classifique os presos como figuras de “extrema direita”, ele diz que o apoio da esquerda à postura do STF pode se voltar contra ela mesma no futuro.

“Diante dessa contradição entre o Estado burguês e a extrema direita, defender a prisão dos bolsonaristas é fortalecer o aparato repressivo do Estado. Esse mesmo aparato repressivo vai ser utilizado para prender elementos da própria esquerda”, diz o texto.

Recentemente, o PCO tem surpreendido ao divergir de outras siglas socialistas e comunistas em muitos temas, como o desarmamento e a predileção pela chamada agenda identitária. O partido também defendeu, por exemplo, o jogador de vôlei Maurício Souza, demitido de sua equipe após uma postagem no Instagram que irritou militantes LGBT.

Nenhum comentário: