09/03/2021

PEGA FOGO: GILMAR INGNORA DECISÃO DE FACHIN E PAUTA SUSPEIÇÃO DE MORO

Gilmar pauta julgamento sobre suspeição de Moro para 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu incluir a análise do recurso sobre a suspeição (impedimento) do ex-juiz Sergio Moro em julgamentos da Lava Jato na pauta da 2ª turma do STF desta terça-feira (9). O recurso, movido pela defesa do ex-presidente Lula, pede que a Justiça reconheça que Moro não foi imparcial ao condenar o ex-chefe do Executivo.

A decisão de pautar o recurso foi tomada por Gilmar um dia após o ministro Edson Fachin anular as condenações de Lula na Operação Lava Jato, em Curitiba, em que Moro foi o juiz responsável. Fachin entendeu que o caso não deveria ser julgado no âmbito da Lava Jato, que investigou corrupção na Petrobras. Por isso, ele enviou o caso para a Justiça Federal do Distrito Federal.

Na Segunda Turma, o recurso começou a ser votado em dezembro de 2018. Os ministros Cármen Lúcia e Edson Fachin (relator) votaram contra a suspeição. Na ocasião, Mendes pediu vista e, agora, ele devolve a ação para a conclusão da análise. Faltam votar, além de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Nunes Marques, que é novo na Segunda Turma.

Caso uma decisão sobre a suspeição de Moro prevaleça, ela pode impactar ainda mais os processos que tiveram anulação decretada por Fachin. Isso porque as ações poderiam voltar para a estaca zero.

pleno.news

Nenhum comentário: