terça-feira, 8 de setembro de 2020

GLOBO 'SE CORRIGE': JORNAL DA GLOBO USA FOTOS REPETIDAS PARA MOSTRAR 'PANELAÇOS' CONTRA BOLSONARO

Globo “se corrige” após usar foto antiga de panelaços

Após ter sido “flagrado” utilizando uma foto antiga para noticiar panelaços contra o presidente Jair Bolsonaro, o jornal O Globo publicou uma nova matéria nesta terça-feira (8) para se “corrigir” sobre o uso da imagem. Em sua publicação, o veículo afirmou que a foto “foi usada erradamente para ilustrar os protestos desta segunda-feira”.

A repetição das fotos foi observada por usuários de redes sociais, que fizeram a “denúncia” no Twitter. O registro fotográfico original foi feito durante um panelaço em março, quando o presidente recebeu críticas ainda no início da pandemia. No jornal O Globo, a matéria traz o título “Panelaços em capitais expõem desgate de Bolsonaro após crise do coronavírus”. O autor da foto é Edilson Dantas. O mesmo registro, no entanto, foi utilizado para ilustrar a reportagem “Após demissão de Teich, panelaços contra Bolsonaro voltam a ocorrer pelo país”.

Jornal O Globo usou imagem repetida de panelaço em três reportagens diferentes
Ao se corrigir sobre o uso da imagem, o jornal O Globo afirmou que a foto original “foi feita em 18 de março, no centro de São Paulo” e ressaltou que “apesar de a legenda indicar a data, a foto levou leitores a acreditar que a imagem havia sido feita na própria segunda-feira”.

A repetição das imagens chegou a ser questionada nas redes sociais pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que chegou a sugerir que a CPMI das Fake News apurasse o ocorrido.

– A Globo poderia ao menos mudar as fotos né? E aí? Vai ter CPMI das Fake News? Projeto de lei para censurar O Globo nas redes sociais? Gancho do twitter? Bloqueio do instagram? Post deletado do facebook? – escreveu o parlamentar.

Jornal o globo vem repetindo fotos de panelaços contra Bolsonaro

Nenhum comentário: