31/07/2020

WEINTRAUB É CONFIRMADO COMO DIRETOR EXECUTIVO DO BANCO MUNDIAL

Banco Mundial confirma Weintraub como um de seus diretores-executivos

Em comunicado divulgado na noite desta quinta-feira (30/7), o Banco Mundial anunciou que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi confirmado na função de diretor-executivo na instituição.

“O Banco Mundial confirma que o Sr. Abraham Weintraub foi eleito pelo grupo de países (constituency) representando Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago para ser diretor-executivo no Conselho do banco”, assinala a nota.

“O Sr. Weintraub deve assumir seu cargo na primeira semana de agosto e cumprirá o atual mandato que termina em 31 de outubro de 2020, quando a posição será novamente aberta para eleição”, completa o texto.

Pedido de demissão

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi exonerado no dia 18 de junho, por determinação do presidente Jair Bolsonaro. A medida foi tomada pelo chefe do Executivo federal após o titular da pasta se tornar alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). O anúncio foi feito em um vídeo, com os dois lado a lado, publicado no Twitter de Weintraub.

Investigação no STF

Weintraub é investigado pelo STF no âmbito do Inquérito das Fake News por ter falado em prisão de ministros da Corte e os xingado de “vagabundos”. O ex-ministro também enfrenta outra ação, por suposta prática de racismo ao ironizar a China.

Com informações do Metrópoles 

Nenhum comentário: