17/06/2020

NATAL: DRIVE-TRHRU DO COVID-19 FEITO NA ARENA DAS DUNAS 30% ATESTAM POSITIVO

Covid: 30% dos testes rápidos feitos na Arena das Dunas têm diagnóstico positivo

Drive-trhru para testes de coronavírus
começaram nesta terça (16), em Natal
Os testes rápidos para detecção de Covid-19 realizados em esquema drive-trhu nesta terça-feira (16), em Natal, apontam que 30% das pessoas que se submeteram ao exame tiveram diagnóstico positivo para a doença. No total, foram 1.033 atendimentos, no primeiro dia de testagens, feitas pela Prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo a SMS, 319 pacientes apresentaram algum resultado positivo para IgG ou IgM, imunoglobulinas que identificam a infecção do coronavírus no organismo.

O exame tem maior eficácia em indivíduos com histórico de algum sintoma leve de Covid-19 há pelo menos sete dias: tosse, dor de cabeça ou febre, por exemplo. Ele é realizado com a coleta de uma gota de sangue no dedo, através do método imunocromatografia, onde o material reage numa lâmina. Os resultados positivos serão repassados para o CIEVS/ DVS/ SMS/Natal para notificação e acompanhamento.

É possível aguardar o resultado no local, entregue após 20 ou 30 minutos de sua realização, ou retirar no dia seguinte através de um sistema online acessado por meio de senha fornecida na hora. Casos positivos são encaminhados às 11 unidades de referência da capital para acompanhamento médico.

Para ter direito ao teste é necessário apresentar comprovante de residência de Natal e documento oficial com foto que comprove a idade. O acesso à Arena das Dunas se dá pelo portão P1 e acontece até sexta-feira (19). Na próxima semana o serviço acontece no Ginásio Nélio Dias, com demanda para a Zona Norte. A permanência no interior do veículo é obrigatória durante todas as etapas.

"Pedimos àqueles que não têm histórico de sintomas que evite comparecer ao drive para evitar exposição desnecessária. A testagem é importante para que a gente consiga identificar novos casos; recomendar quarentena quando necessário, para evitar a transmissão; e também iniciar um possível tratamento de acordo com o que o médico achar necessário nas consultas que ocorrem nas unidades de saúde", indica Rayanne Araújo, Secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS.

Agora RN

Nenhum comentário: