09/01/2020

INÉDITO: O RN TERÁ A 1ª MULHER APITANDO UM JOGO PROFISSIONAL

Árbitra Mariana Regina entra para a história no futebol potiguar: "Chorei de emoção"

Mariana Regina de Paiva Oliveira é árbitra há pouco mais de um ano — Foto: Gabriela FernandesDemorou, mas chegou a hora delas. Ou dela. Mariana Regina de Paiva Oliveira será a primeira árbitra a dirigir um jogo do Campeonato Potiguar de futebol profissional masculino. Ela não conteve a emoção e chorou quando recebeu a escala de arbitragem para comandar Assu x Potiguar, duelo pela segunda rodada da competição. A partida será nesta quinta-feira, às 20h, no Estádio Edgarzão, na cidade de Assú.

- Quando recebi a notícia, não vou mentir, eu chorei. Nem acreditei. Eu falei: 'Sério mesmo que vou apitar?'. Fiquei emocionada, chorei de emoção. Está sendo para mim uma conquista imensa e se Deus quiser vai dar tudo certo - declarou.

O trio de arbitragem será todo feminino para este confronto entre Assu e Potiguar. Edilene Freire da Silva e Luciana da Silva, mais frequentes nas escalas, serão as assistentes.

Natural de Monte Alegre, município da Grande Natal, Mariana Regina tem 29 anos e está na arbitragem há pouco mais de um ano. Em 2019, apitou a final do Campeonato Potiguar Feminino entre Cruzeiro-RN e União, na Arena das Dunas. Ela também atua em campeonatos masculinos no futebol amador, nas categorias de base, no fut7, e, agora, terá a primeira oportunidade no futebol profissional.

- Na verdade, eu não esperava porque faz pouco tempo que entrei na arbitragem. Ganhar essa oportunidade é sinal de que estão acreditando no meu potencial, no trabalho que venho desenvolvendo - comemorou.

Uma curiosidade: Mariana era jogadora antes de decidir trilhar a carreira de árbitra.

- Com 14 anos, comecei a jogar pelo Parnamirim. Depois, joguei em vários clubes. Viajei para representar o Rio Grande do Norte. Como jogadora, comecei a amar o futebol. O futebol passou a ser a minha vida - falou.

Mariana Regina de Paiva Oliveira apita Assu x Potiguar — Foto: Gabriela Fernandes
Pioneira no Rio Grande do Norte, Mariana incentiva as mulheres a seguirem os seus passos no apito.

- Para todas as mulheres que pretendem entrar na arbitragem, digo que acreditem. Vale a pena. Hoje, uma das melhores coisas do meu dia a dia é ver uma escala e poder ir para o campo apitar - concluiu.

ge

Nenhum comentário: