10/12/2019

ARGENTINA: PRESIDENTE ELEITO, ALBERTO FERNÁNDEZ ASSUME HOJE (10)

Alberto Fernández assume a presidência nesta terça e reconduz peronismo ao poder na Argentina

Alberto Fernández assume nesta terça — Foto: Reuters/Agustin MarcarianO peronista Alberto Fernández assume a presidência da Argentina nesta terça-feira (10) com a promessa de "pôr o país de pé de novo", após um longo período de recessão, de alta inflação e de aumento do desemprego e da pobreza.

Advogado de 60 anos, ele usa como credenciais para governar sua experiência como chefe de gabinete no governo de Néstor Kirchner (2003-2007) e durante o primeiro ano do primeiro mandato de Cristina Kirchner (2008), a vice-presidente que vai liderar o Senado e que impulsionou sua candidatura, escolhendo-o para encabeçar sua chapa.

Fernández recebe a presidência de Mauricio Macri, que estava no poder desde 2015, e que foi derrotado nas eleições de outubro em primeiro turno.

A previsão é que o presidente eleito chegue pouco antes das 12h ao Congresso em Buenos Aires, onde prestará juramento e receberá a faixa e o bastão presidenciais de Macri, para em seguida desfilar pela famosa Avenida de Mayo até a Casa Rosada, de onde governará pelos próximos 4 anos.

G1

Nenhum comentário: