19/11/2019

PEC DA 2ª INSTÂNCIA CONTA COM 37 VOTOS NA CCJ

Deputados a favor da prisão pós-2ª Instância contabilizam 37 votos na CCJ

Articuladores da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que viabiliza o início do cumprimento de pena depois da condenação em 2ª Instância esperam que o projeto tenha de 37 a 40 votos na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Câmara.

A CCJ tem 66 titulares. Para ser aprovada, a matéria precisa do apoio de 50% + 1 dos deputados que estiverem presentes na votação. Mesmo que todos os 66 estejam presentes, os 37 são suficientes para passar com uma margem de 3 votos.

A votação deverá ser realizada nesta 3ª feira (19.nov.2019). A sessão está marcada para as 14h. A fase de discussão já terminou, mas opositores ainda podem usar manobras regimentais para atrasar o desfecho. É esperada uma reunião longa.

O presidente da comissão, Felipe Francischini (PSL-PR), apoia o projeto. No começo do mês, o pesselista afirmou que já tinha os votos necessários para aprovar o texto. Esperaria, porém, haver uma margem mais frouxa para pautar a matéria.

Em sua avaliação, é mais fácil virar votos contrários na CCJ do que em outros momentos da tramitação. Depois disso, porém, o o STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu o cumprimento de pena por condenados em 2ª Instância, aumentando a pressão sobre os deputados.

O projeto, de autoria do deputado Alex Manente (Cidadania-SP), mexe no artigo 5º da Constituição. Dá ao seu inciso 52 a seguinte redação:

“Ninguém será considerado culpado até a confirmação de sentença penal condenatória em grau de recurso”. O parecer da relatora, Caroline de Toni (PSL-SC), é favorável à mudança.

Opositores da proposta, porém, dizem que o inciso é cláusula pétrea da Constituição e, por isso, não pode ser modificado.

De início, havia a impressão de que a proposta oporia o lava-jatismo e os partidos de esquerda, principalmente devido à soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) logo depois do novo entendimento do STF.

O cenário se confirmou em grande medida, mas também mostrou uma complexidade maior.

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) foi 1 dos principais articuladores da votação da proposta. Criou, por exemplo, 1 grupo de WhatsApp para falar com colegas que, em sua visão, poderiam ser convencidos a apoiar o projeto.

Perguntado pela reportagem se houve algum apoio inesperado, Kataguiri respondeu: “O que me surpreendeu foi o apoio dentro do PSB”. Há a expectativa que 2 dos 4 votos do partido na CCJ sejam favoráveis ao cumprimento de pena depois de condenação em 2ª Instância.

Fora do bloco da esquerda, há quem se coloque contra o projeto também. O deputado Fábio Trad (PSD-MS), por exemplo, é 1 voto tido como perdido pelos articuladores do projeto.
OUTRA PEC

Alex Manente tenta apresentar mais uma PEC sobre o assunto. Ele corre para que seja possível apensar ainda na CCJ o novo projeto ao que será votado. Sua intenção é que limitar os recursos especial (ao STJ) e extraordinário (ao STF), e fazer com que a decisão de 2ª Instância seja considerada já “trânsito em julgado”.

Para isso, porém, ele precisa coletar assinaturas de 171 colegas. Na manhã de 2ª, conforme disse ao Poder360, tinha 140.

Nenhum comentário: