18/11/2019

RN: ASSEMBLEIA - ASSISTÊNCIA RURAL DA ARQUIDIOCESE

SESSÃO SOLENE CELEBRA 70 ANOS DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RURAL DA ARQUIDIOCESE

Os 70 anos do Serviço de Assistência Rural e Urbana da Arquidiocese de Natal (SAR) foi tema de sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado, na tarde desta segunda-feira (18). Também foram homenageadas pessoas e instituições atuantes na causa rural e que já passaram pelo SAR. O evento foi uma proposição do deputado Francisco do PT.

Como propositor, Francisco do PT abriu o evento fazendo um resumo histórico do trabalho prestado pela instituição, lembrou a luta da arquidiocese ao longo dos anos e destacou diversas ações promovidas pela instituição por meio de um conjunto de atividades educativas, políticas e sociais.

“É de fundamental importância que possamos prestar essa homenagem, enquanto a assembleia legislativa, tanto aos homens quanto as mulheres. A igreja tem uma preocupação social e ambiental em fazer com que as pessoas possam sonhar e ter dignidade de ter uma vida melhor. O trabalho na educação e assistência social, por meio de programas e pelo cooperativismo, a luta pelo desenvolvimento econômico, a luta pela economia solidária, além da luta pela posse e permanência na terra são fatores essenciais a sociedade potiguar. Além de tudo é um trabalho que tem sido fundamental com estudos e diagnósticos da situação do campo, com as missões rurais e com serviços de assistência técnica. Nesse sentido, contribui com o processo de construção da cidadania, com o controle social das políticas públicas, disseminando o conhecimento de práticas inovadoras e com preservação ambiental”. Explicou o parlamentar. 

Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal, agradeceu e parabenizou a assembleia pela iniciativa. “Essa homenagem passa a fazer parte da história da arquidiocese na luta pelo meio rural. Esse reconhecimento é muito significativo. Por duto isso, redemos graças a Deus. O SAR presta um serviço social importante diante do contexto político e econômico com trabalho voltado desde o cuidado com a cidadania do homem do campo, no combate ao analfabetismo, ao projeto de educação política e disseminando a ideia de que voto não tem preço tem consequência”, destacou Dom Jaime. 

O Padre Antônio Murilo, representando os homenageados, também agradeceu a Assembleia Legislativa e destacou a transformação promovida pelo SAR no meio rural. “Temos indicadores da eficácia e da eficiência do serviço de assistência rural que a instituição faz com ação transformadora. Todo esse trabalho social vem de antes, portanto, faz mais de 70 anos que a igreja luta pela ação social, pela cultura e pela educação. Nesse sentido, duas coisas foram importantes. Primeiro aprender com a inteligência de Dom Eugenio Sales. Ele foi capaz de fazer transformações profundas no campo da assistência rural. A segunda coisa é a ação que aglomera e incentiva o movimento popular e social para poder dar passos significativos na transformação do momento que vivemos”. Disse Padre Murilo.

O Serviço de Assistência Rural (SAR) foi criado em 1949 como organismo da Arquidiocese de Natal com o objetivo de promover e incentivar o exercício da cidadania tendo em vista a universalização das políticas públicas e garantia de direitos, especialmente das pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental. As ações são realizadas na linha da formação de base, educação política e para a cidadania, geração de emprego e renda, economia solidária, organização dos trabalhadores (as) na luta pela posse e permanência na terra, defesa dos territórios tradicionais e, nos últimos anos, acompanha e colabora com a formação de conselheiros das Políticas Sociais Públicas e Lideranças Comunitárias na luta pelo controle social.

Homenageados:

-Arquidiocese de Natal 
-Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR)
-Departamento de Serviço Social da UFRN
-Pastoral da Criança

MISEREOR

ADVENIAT

-Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
-Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores, e Agricultoras Familiares do RN (FETARN)
-Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP)
-Don Antônio Soares Costa (In memoriam)
-Dom Eugênio de Araújo Sales (In memoriam)
-Monsenhor Agnello Dantas Barreto
-Padre Alfredo Boldori
-Antônia Maria Albuquerque
-Padre Antônio Murilo de Paiva
-Ednaldo Araújo
-Padre Francisco Cézar de Bessa
-Francisco das Chagas Lima
-Gilberto de Almeida
-Dom Heitor de Araújo Sales
-Ilena Felipe Barros
-Iris Maria de Oliveira
-Jean Pierre Tertuliano Câmara
-José Carlos da Silva
-Joseane Bezerra Tibúcio Mendes
-Josineide Silveira de Oliveira
-Kelson Teixeira do Nascimento
-Kleberson Galvão
-Marcia Maria Nogueira da Silva
-Maria das Graças Ribeiro da Fonseca
-Maria Divaneide Basílio
-Maria do Socorro do Vale Bezerra de Gois
-Dom Matias Patrício de Macedo
-Padre Robério Camilo
-Otto Euphrásio Santana
-Raimundo França
-Padre Robério Camilo da Silva
-Padre Rodrigo Fernandes de Souza Paiva
-Simeão Paulino do Nascimento

Assecom

Nenhum comentário: