18/09/2019

RN: CONCURSO PARA POLÍCIA CIVIL PODE TER EDITAL LANÇADO ESTE ANO

Comissão afirma que edital do concurso da Polícia Civil sai este ano

Serão ofertadas 41 vagas para delegados, 26 para escrivães e 240 para agentes policiais. Déficit é de mais de 3 mil policiais
O edital que vai traçar as diretrizes do concurso da Polícia Civil deverá sair ainda este ano e as provas para o certame só deverão acontecer em 2020. A informação é do presidente da comissão do concurso, Ediran Teixeira, que espera publicar o edital ainda neste ano, com previsão até o final de novembro.

“A expectativa é final de novembro. É uma boa vontade do Estado que seja, mas a gente sabe se puder antecipar, antecipa, mas se for para o bem do certame, que siga na normalidade e legalidade, vamos requerer mais prazo”, disse à TN.

Neste momento, a comissão do concurso está na parte da escolha da banca que vai tocar o certame, que ainda será contratada por meio de licitação e analisada pela assessoria jurídica da Secretaria de Estado da Administração (Sead), além de parecer favorável da Procuradoria-Geral do Estado.

O concurso vai dispor de 307 vagas para reposição na Polícia Civil do RN, que trabalha com menos da metade do efetivo que deveria dispor em lei. Entre as ofertas, são 41 para delegados, 26 para escrivães e 240 para agentes de polícias.

O concurso da Polícia Civil está sendo esperado no Rio Grande do Norte desde 2015 e o último certame para o quadro no Estado foi em 2008. Aguardado para o ano passado, o certame já passou por uma série de complicações antes mesmo de ser lançado.

Déficit

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte convive com um déficit que é tido como o maior da história, segundo disse a Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol-RN) em declarações anteriores. Trabalha atualmente com 26% do previsto em lei.

Um levantamento feito em julho mostrou que a instituição tem atualmente 1,8 mil policiais civis na ativa, incluindo agentes, escrivães e delegados. Pela lei complementar 417/2010, o efetivo total deveria ser de 5.150 profissionais.

Com informações da TN

Nenhum comentário: