20/09/2019

RN: ASSEMBLEIA COMEMORA 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO POTIGUAR

30 anos da Constituição Potiguar serão comemorados na Assembleia Legislativa

Comemorando em outubro os 30 anos da Constituição Estadual do Rio Grande do Norte, a Assembleia Legislativa programou uma série de ações para celebrar o momento histórico. As atividades envolvem desde a realização de concurso de redação a homenagens àqueles que contribuíram para a elaboração e promulgação, em 1989, desse valioso documento de construção da cidadania potiguar.

Um dos trabalhos impulsionados esse ano em razão dos 30 anos é a revisão e atualização da Constituição Estadual, conduzida por uma comissão de servidores legislativos, além do Regimento Interno da Casa, que passa por igual processo. No dia 9 de outubro, está prevista uma sessão solene para homenagear os parlamentares constituintes com a entrega da “Comenda Deputado Arnóbio Abreu”, instituída com o intuito de reconhecer as relevantes contribuições ao Estado. Na oportunidade, a cantora potiguar Khrystal fará uma curta apresentação interpretando o Hino do Estado do Rio Grande do Norte.

O aniversário da Constituição Potiguar também é tema do concurso de redação lançado pela Escola da Assembleia. Com o objetivo de despertar nos estudantes da rede pública de ensino o interesse pela cidadania, democracia e política, o certame irá premiar as três melhores redações sobre o tema “30 anos da Constituição Potiguar e o seu papel na construção da cidadania”. Além dos alunos, os professores orientadores e as respectivas escolas também serão agraciados com vagas em curso de pós-graduação oferecido pela Escola da Assembleia – dentre outros prêmios. As inscrições seguem abertas até o dia 30 desse mês, no portal do Legislativo (www.al.rn.leg.br).

“Essa é uma importante iniciativa da Assembleia Legislativa, porque irá resgatar nos estudantes o interesse de pesquisar pela memória do Estado em termos de cidadania, democracia e política. Certamente eles passarão a conhecer mais nossa história, nosso povo, nossa gente e, com isso, quem ganha é toda a sociedade norte-rio-grandense”, destaca o professor João Maria de Lima, diretor da Escola da Assembleia, lembrando que a premiação acontece durante a sessão solene do dia 9.

Responsável pela preservação da história do Poder Legislativo, o Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar se integra à programação dos 30 anos da Constituição Estadual por meio de uma exposição fotográfica que irá retratar os 27 deputados constituintes. A mostra será lançada no dia 8 de outubro, no Salão Nobre do parlamento potiguar. Na ocasião, a Casa vai render homenagens a servidores legislativos que prestaram serviços à Assembleia Constituinte de 89.

Em parceria com a TV Assembleia, o Memorial produziu ainda uma série especial do programa “Conversa no Memorial”, dedicada a contar a história da Constituinte Estadual de 1989 através de entrevistas com personagens que contribuíram para a elaboração do texto constitucional. A série vai ao ar ao longo do mês de outubro. É da TV Assembleia também a produção de um documentário sobre o tema, a ser lançado e exibido na sessão solene alusiva à data. Além desses, a TV levará ao ar 30 edições da produção “Minuto da Constituinte”, com a exibição de vídeos destacando fatos e curiosidades sobre o momento.

A comemoração em torno dos 30 anos da Constituição também vai dedicar uma programação voltada a atividades de cunho técnico. No dia 10 de outubro, a Casa promove um Simpósio sobre Processo Legislativo Municipal, à cargo da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam). A programação na data prevê ainda o lançamento de selo e carimbo comemorativo dos Correios em alusão aos 30 anos da Constituição Potiguar.

No dia 11 de outubro, a Assembleia sedia o II Encontro de Procuradores e Advogados do Legislativo Potiguar, tendo como destaques palestras do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marcelo Navarro, e dos advogados Nabor Bulhões e Marcus Vinícius Coelho. Em parceria com o Tribunal de Justiça, a celebração de um casamento comunitário irá permitir a regularização de uniões estáveis. Na área cultural, a Orquestra Sanfônica e o Coral da Assembleia se apresentam na praça 7 de Setembro, em frente à sede do Legislativo, encerrando as atividades em torno do tema.

“É preciso reconhecer o papel dos deputados constituintes e a relevante contribuição prestada ao Rio Grande do Norte. O nosso dever, enquanto atuais representantes do povo na Casa Legislativa, é não apenas fazer com que esse momento em que comemoramos os 30 anos da Constituição Potiguar seja celebrado com homenagens e ações que estejam à altura do trabalho desempenhado à época pelos parlamentares. Mais que isso, é seguir firme e empenhado na missão diária de fortalecimento da cidadania e defesa da democracia”, afirma o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

Assecom

Nenhum comentário: