10/07/2019

MORRE EM SÃO PAULO FUNDADOR DO PT SOCIÓLOGO FRANCISCO DE OLIVEIRA

Sociólogo Francisco de Oliveira, fundador do PT, morre em SP aos 85 anos

O sociólogo Francisco de Oliveira, um dos fundadores do PT, morreu nesta quarta-feira, 10, em São Paulo, aos 85 anos, de causa não divulgada. A informação foi confirmada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), onde ele era professor desde 1988, no Departamento de Sociologia.

Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira era formado em ciências sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1956 e concluiu um doutorado em sociologia pela Universidade de São Paulo, em 1992. No ano de 2004, o sociólogo recebeu o prêmio Jabuti com a obra Crítica à Razão Dualista – O Ornitorrinco, publicado pela editora Boitempo.

Ele tornou-se crítico ao PT após a chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, em 2003. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em 2016, disse que o partido como “força transformadora tinha acabado”. Ele também ajudou na fundação do PSOL, partido do qual também se afastou.

Em nota, o PT afirmou que “Chico de Oliveira participou da fundação do PT, junto a uma geração brilhante de intelectuais” e “durante um bom tempo contribuiu para a construção do programa do PT”.

Veja

Nenhum comentário: