29/12/2018

PRÉ-SAL: ATRASO EM LEILÃO GERA PREJUÍZO DE R$ 7 BILHÕES

União perde R$ 7 bilhões com atraso de leilão do pré-sal, avalia transição

Ainda não se sabe qual será a fatia do governo na empresa pós-capitalizaçãoA União deixa de arrecadar 7 bilhões de reais a cada ano de atraso no megaleilão de petróleo do pré-sal, afirmou o professor da UnB Paulo Coutinho, coordenador-adjunto do grupo técnico de Minas e Energia na transição de governo de Jair Bolsonaro.

De acordo com Coutinho, o futuro ministro da área, almirante Bento Costa Lima Leite, levará em conta essa perda para decidir se o melhor é levar adiante a atual negociação com a Petrobras e destravar logo a venda do excedente de petróleo nessas áreas, ou se vale a pena recomeçar a negociação do zero.

O governo precisa renegociar os termos do contrato firmado com a Petrobras em 2010 para explorar 5 bilhões de barris nas áreas do excedente do pré-sal (a chamada “cessão onerosa”) para poder fazer o leilão.

Na ocasião, a empresa pagou à União 74,8 bilhões de reais pelos direitos de exploração, mas o atual ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, já sinalizou que o governo precisará devolver recursos nessa repactuação.

Nenhum comentário: