01/10/2018

SP: PROTESTO CONTRA BOLSONARO - MAIORIA ERA ELITE DE ESQUERDA

#EleNão: elite de esquerda era maioria em protesto contra Bolsonaro em SP, aponta pesquisa da USP

Mulher pinta outra em manifestação contra candidato presidencial BolsonaroHavia uma expectativa de que os protestos convocados por mulheres para este sábado em todo o Brasil contra o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) uniriam diferentes forças políticas, demonstrando que o rechaço ao militar reformado parte de diferentes segmentos sociais.

Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas em cidades de todos os Estados do país, sob a bandeira comum do #EleNão. Ao menos em São Paulo, porém, a multidão que lotou o Largo da Batata, na zona oeste da cidade, tinha um perfil bastante homogêneo.

Segundo levantamento realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da USP (Universidade de São Paulo) adiantado com exclusividade à BBC News Brasil, a maioria dos presentes era de esquerda, branca e com escolaridade e renda elevadas.

"Desde a época do impeachment (2016) que não víamos manifestações tão grandes e em todo o território nacional. Foi impressionante, mas foi muito homogêneo", destaca um dos responsáveis pela pesquisa, o filósofo da USP Pablo Ortellado.

BBC

Nenhum comentário: