17/10/2018

RN: ROSALBA DESMENTE FÁTIMA E AFIRMA SER "MÃE DOS IFRN's"

Rosalba desmente Fátima sobre autoria de projetos dos IFRNs

A ex-senadora e atual prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), está desmentindo a candidata ao Governo do RN, Fátima Bezerra (PT), sobre a autoria dos projetos que viabilizaram a implantação de Institutos Federais (IFRN’s) no estado. Fátima sempre se apresentou como responsável pela chegada dos institutos no estado, mas Rosalba reivindica para si a autoria das matérias apresentadas durante seu mandato no Senado Federal. Rosalba é mãe de Kadu Ciarlini (PP), vice na chapa de Carlos Eduardo (PDT), que disputa o segundo turno com Fátima.

“Sou autora de onze Projetos de Lei do Senado (PLS) autorizando o Poder Executivo a criar os IFRNs. O governo assegurou recursos no Orçamento Geral da União (OGU) e implantou as unidades, seguindo as indicações que havíamos feito”, afirma Ciarlini. Os projetos constam na página do Senado Federal com a autoria da ex-senadora, entre 2009 e 2010. São projetos que autorizam o Poder Executivo a criar campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN nos municípios de Lajes, Nova Cruz, Umarizal, Ceará Mirim, Goianinha, São Paulo do Potengi, Macaíba, Assú, Alexandria, Jucurutu e Canguaretama.

Nas justificativas, Rosalba argumentou que os IF’s oferecem capacitação profissional e ingresso dos jovens no mercado de trabalho oferecendo cursos de formação e qualificação de profissionais de educação superior, básica e profissional, de acordo com as necessidades locais, regionais e nacionais. Ela chegou a discursar no dia 23 de setembro de 2009, em sessão especial pelos 100 anos dos Centros de Educação Tecnológica (CEFETs), hoje Institutos Federais. “Na oportunidade, lembrei que, ‘como prefeita de Mossoró tive a honra de instalar o primeiro CEFET do interior do Estado’, agradecendo a atenção do então Ministro da Educação, Marco Maciel ( senador), e ao presidente da Assembleia Legislativa à época, ex-deputado Carlos Augusto Rosado, meu marido, em autorizar a Escola Técnica para o nosso município'”, relembra. “A história é testemunha da verdade”, completa Ciarlini.

O portalnoar.com tenta há duas semanas um posicionamento de Fátima sobre o assunto, contudo, até a publicação desta matéria, sua assessoria não se manifestou ao ser questionada. Os projetos mencionados por Rosalba podem ser consultados neste link. Veja a lista:
SF PLS 168/2010: Autoriza o Poder Executivo a criar campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no Município de Canguaretama.
SF PLS 269/2009: Autoriza o Poder Executivo a implantar campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no município de Lajes.
SF PLS 270/2009: Autoriza o Poder Executivo a implantar campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do norte no município de Nova Cruz.
SF PLS 271/2009: Autoriza o Poder Executivo a implantar campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no município de Umarizal.
SF PLS 272/2009: Autoriza o Poder Executivo a implantar campus do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no município de Ceará Mirim.
SF PLS 273/2009: Autoriza o Poder Executivo a implantar campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no município de Goianinha.
SF PLS 274/2009: Autoriza o Poder Executivo a implantar campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no município de São Paulo do Potengi.
SF PLS 297/2009: Autoriza o poder executivo a implantar campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no Município de Macaíba.
SF PLS 298/2009: Autoriza o Poder Executivo a implantar campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no Município de Assú.
SF PLS 299/2009: Autoriza o Poder Executivo a implantar campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no Município de Alexandria.
SF PLS 319/2009: Autoriza o Poder Executivo a implantar campus do Instituto Federal de Educaçao, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no municipio de Jucurutu.
Portal no AR 

Nenhum comentário: