07/09/2018

CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM VAI ELEGER PARLAMENTO JOVEM

Câmara Municipal de Ceará-Mirim vai eleger o primeiro "Parlamento Jovem" 

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim vai eleger neste mês de setembro o primeiro “Parlamento Jovem”, um projeto educacional para a cidadania e conscientização de jovens dos ensinos fundamental e médio que está sendo implementado no Poder Legislativo Municipal.

A eleição acontecerá No próximo dia 17/09 das 14h às 17h e o Centro de Educação Profissional “Ruy Antunes Pereira”, localizado no bairro Planalto, será o primeiro estabelecimento de ensino a eleger os 15 primeiros Jovens Vereadores do Parlamento Jovem.

O Parlamento Jovem foi criado em junho deste ano através da Resolução nº 02/2018 de autoria do vereador e presidente da Casa, Ronaldo Venâncio-PV, com o objetivo de proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, estimulando a cidadania e trazendo de volta aos jovens o interesse pela política, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal de Ceará-Mirim, com diplomação e exercício de mandato.

O PJ também tem o objetivo de formar e capacitar a juventude para a construção de competência analítica sobre o Poder Legislativo, com temas atuais em debate pela sociedade local, regional e nacional.

Após a escolha dos Jovens Parlamentares, por meio de eleições diretas, os 15 jovens legitimamente escolhidos pelos estudantes irão participar de cursos de formação ministrados na Câmara de Ceará-Mirim gerindo projetos de capacitação por meio de oficinas.

De acordo com a Resolução 02/2018 o mandato dos Jovens Vereadores tem duração de um ano, iniciando com a posse e eleição da Mesa, na primeira Sessão Solene, acordada com o Legislativo, quando haverá a diplomação.

Mas antes de serem diplomados, os Jovens Vereadores devem assistir pelo menos duas sessões da Câmara Municipal de Ceará-Mirim.

Assessoria de Imprensa da CMCM

Nenhum comentário: