01/07/2018

CEARÁ-MIRIM: "OPERAÇÃO COMUNIDADE SEGURA"

Força Nacional de Segurança Pública participa de  operação integrada no programa Comunidades Segura, em mais uma de sua edição, integrada com  as forças de segurança do município de Ceará Mirim/RN. 

A Força Nacional de Segurança Pública participou na noite deste sábado (30) de mais uma edição do programa 'Comunidades Segura', em conjunto com a Guarda Municipal de Ceará Mirim, a COMUTRAN o CPRE, os Agentes de Proteção Judiciários e apoio das Policias Civil e Militar, a operação deu-se início com a saturação das equipes de trânsito na sede da cidade sob o comando do Cel. Ricardo Albuquerque, coordenador de Trânsito e Transportes do Município, enquanto as equipes da Guarda Municipal, Força Nacional e Agentes de Proteção, seguiram o plano previamente traçado, onde foi realizada pontos de  barreiras e saturação no Baixo Vale e área de Litoral. O objetivo da operação foi de localizar armas ilegais e drogas, bem como garantir a segurança dos munícipes por ocasião dos festejos juninos que ainda estão ocorrendo no município. Já na praia de Muriú elementos ao avistarem as equipes saíram correndo em atitude suspeita e deixaram uma lata com 333g de substância análoga a pedras de crack, que foi apreendida pelos policiais e conduzido a delegacia de plantão para  exibição do material  ao delegado que deverá encaminhar ao Instituto Técnico e Científico de Perícia ITEP/ RN. 
Na operação, ainda foram autuados vários condutores e recolhido vários veículos. 
Para o Secretário Municipal de Defesa Social, Carlos Paiva, "a integração das forças de segurança reforça a necessidade das mesmas estarem afinadas no procedimento tático operacional e na produção de conhecimento. O Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, que tem a frente  a delegada Sheila Freitas, tem prestado todo apoio nos nossos projetos, que tem sido realizado em parceria". 
Para o Major Cleilson da  SENASP/MSPDS, que foi o principal articulador para a participação da Força Nacional na operação e que acompanhou as ações  junto com o Secretário, o mesmo disse que "a Secretaria Nacional de Segurança Pública tem o dever dentro do novo momento com a criação do SUSP, Sistema Único de Segurança Pública, de  promover a integração das instituições e dos agentes que operam segurança pública". Ainda para o Major é importante qualificar o agente, o mesmo que desenvolve um trabalho na área, afirmou que  Ceará Mirim será contemplado com um dos cursos oferecido pela Secretaria Nacional e para isso já está elaborando a grade curricular para aplicação à Guarda e as Policias  que atuam na cidade. Sobre a operação realizada, ele afirma que foi positiva e a  apreensão das drogas que foi feita é uma resposta à  sociedade que clama por segurança, "a operação cumpriu seu objetivo", colocou o Major. 
Foram feitas saturação em outras áreas da cidade como o residencial Santa Paula, Planalto e a presença em dois eventos que estavam ocorrendo no bairro Sta Águeda.  Ao todo foram empregados 40 agentes de segurança na operação. Para o prefeito Marconi Barreto, só o trabalho com inteligência e integração, da forma que vêm sendo feito,  trará  resultados positivos e no que depender legalmente da prefeitura Municipal, nós estamos dispostos a apoiar.

Assecom 

Nenhum comentário: