06/10/2017

PASSAPORTE: APRENDA A TIRAR O SEU

Aprenda como tirar o seu passaporte

O NOVO e a Wizard oferecem um conteúdo com dicas para ajudar você a melhorar o seu inglês. Serão postagens semanais sempre com conhecimentos dinâmicos que vão ajudar você a se familiarizar como idioma mais falado no mundo e querer fazer parte da #naçãobilingue. 

Antes de começar a explorar o mundo e conhecer novas culturas, é preciso que você tenha o passaporte – o documento internacional de identificação, como é o RG e o CPF nacionalmente. É nele em que são carimbadas as informações das viagens ao exterior e onde constam também os vistos dos países.
Se você planeja viajar aos países do Mercosul, não é necessário o passaporte – apenas o RG. São eles: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
A taxa atual para confecção do passaporte comum padrão (cor azul) é de R$ 156,07. A validade do documento varia conforme a idade da pessoa. Veja abaixo:

Validade do passaporte

Idade - Validade

0 a 1 ano - 1 ano
De 1 a 2 anos - 2 anos
De 2 a 3 anos - 3 anos
De 3 a 4 anos - 4 anos
Mais de 4 anos - 10 anos

Como solicitar
1. Confira se a sua documentação está em dia, seguindo as exigências da Polícia Federal neste link, antes de solicitar o passaporte. Será pedido: um documento de identidade (RG, CPF, carteira nacional de habilitação, entre outros), CPF (caso o número não conste no documento de identidade levado) e título de eleitor.

Observação: A foto que irá ao documento é tirada no momento do atendimento na Polícia Federal; portanto, não é necessário levar foto.

2. Solicite o documento neste link, preenchendo o formulário que a Polícia Federal exige.

3. Será gerado o boleto da taxa de GRU (Guia de Recolhimento da União). Pague-o dentro do vencimento.

4. Vá até um posto da Polícia Federal levando a documentação necessária, o GRU pago e o protocolo de solicitação (passo 2). Lá, será feita a foto e a retirada de seu passaporte. Atenção: em algumas unidades do DPF, é necessário o agendamento prévio. Verifique aqui se você deve agendar o atendimento no posto escolhido.

5. Você pode consultar o andamento do pedido do passaporte neste link. O prazo previsto para a entrega do passaporte pelo Departamento da Polícia Federal (DPF) é de até 6 dias úteis.

6. O passaporte será entregue pessoalmente após apresentação do documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados. Pronto!

7. Mais dúvidas? Saiba mais no site da PF.

Este conteúdo é um oferecimento da Wizard (Mirassol – 3203-0300 | Tirol – 3203-0320 | Cidade Verde – 3203-2300

Nenhum comentário: