22/08/2017

BLOQUEIO DA BR 406: O QUE DIZ O MST

Policiais do "Choque" desobstruem BR 406


Visitamos o acampamento do MST que fica as margens da BR 406 próximo a estrada que liga a cidade de Serrinha, próximo ao distrito de Massaranduba, e conversamos com dois coordenadores do MST que estavam no local dando apoio aos demais "companheiros". 
Conversamos com Fernanda e Alfredo, diga-se de passagem muito solícitos com nossa presença, nos receberam muito bem.
Perguntamos a Fernanda, que me pareceu mais afinada com o acampamento, qual o motivo do protesto e o que de fato teria acontecido naquele local. 

Motivo do protesto
Assim foi o relato de Fernanda: "Protestávamos contra o fim do acampamento Nelson Mandela que ficava situado na cidade de São Gonçalo do Amarante que foi passado maquina sobre os barracos destruindo um sonho de anos de muitas famílias, e por mais segurança na UFRN, lá já tivemos vários companheiros assaltados."

Chegada do choque
Ao chegar no local a polícia exigiu a desobstrução da BR, líderes do protesto pediram cinco minutos para conversarem entre si, o que não foi aceito pelos policiais. A partir desse instante foi um Deus nos acuda, muitos disparos de balas de borracha, muito spray de pimenta e bombas de efeito moral foram usadas pelos policiais para fazer com que o desbloqueio acontecesse. Crianças, mulheres e jovens correram em busca de abrigo dentro de um terreno que fica por trás do acampamento, a polícia não foi atrás dos que abandonavam o local, mas atirou balas de borracha em direção dos acampados além de causar danos aos veículos que lá se encontravam, conforme mostram as fotos acima.

A direção geral do MST no estado vai analisar o ocorrido e ver qual decisão tomar em relação ao fato.

Nenhum comentário: