09/12/2016

IBAMA FAZ APREENSÃO DE LAGOSTAS EM NATAL

Lagosta irregular

Agentes Ambientais Federais da Superintendência do IBAMA/RN fizeram, na manhã desta sexta-feira, apreensão de onze quilos de lagosta, em área comercial da Avenida Presidente Bandeira, no Alecrim. O produto, que possuí tamanho inferior ao permitido pela legislação, estava sendo comercializado de forma clandestina e o vendedor foi autuado, tendo sido lavrado em seu desfavor, uma multa de R$ 1.840,00.
A ação fiscalizatória do IBAMA está sendo intensificada durante o período do defeso da lagosta, que começou no dia 01 de dezembro e vai até o próximo dia 31 de maio. Serão alvos da fiscalização os estabelecimentos que estejam envolvidos com a comercialização e beneficiamento do crustáceo, além da atividade de pesca que ocorre em todo o litoral do Estado.
A comercialização da lagosta não é proibida nesse período, porém os estabelecimentos que vendem o produto, tais como bares, restaurantes, peixarias e distribuidoras de pescado, tiveram o prazo até o último dia 07 de dezembro para declararem seus estoques junto ao IBAMA.
Além da conferência dos estoques declarados, os Agentes Ambientais Federais do Instituto observarão o respeito aos tamanhos mínimos permitidos, ou seja, 13 centímetros de cauda para a lagosta vermelha e 11 centímetros de cauda para a lagosta cabo verde.
O IBAMA montou equipes de fiscalização, junto com a Polícia Ambiental do Estado e o IDEMA, que estarão em ação durante todo o defeso, no litoral, além da grande Natal, tentando assim coibir os abusos e garantir a sobrevivência da espécie, fundamental para a economia do Rio Grande do Norte.

Kiko alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
IBAMA/RN

Nenhum comentário: