27/11/2015

DILMA CORTA ORÇAMENTO


Dilma vai decretar bloqueio de R$ 10 bilhões nos gastos do governo


Presidente cancelou viagens para acompanhar votações da mudança da meta fiscal
A presidente Dilma Rousseff vai baixar um decreto, nesta sexta-feira (27), bloqueando R$ 10 bilhões para evitar questionamentos do Tribunal de Contas da União. De acordo com a Folha de S. Paulo, na próxima terça-feira (1º), o governo espera aprovação da meta fiscal, permitindo fechar o ano com déficit no orçamento.


Com o bloqueio, o país entra em um quadro chamado de "shut down" por técnicos e irá suspender as despesas discricionárias, como água, luz, telefone, bolsas, fiscalizações, passagens e diárias.

Por causa da crise, Dilma também decidiu cancelar a viagem que faria ao Vietnã e Japão. Neste fim de semana ela irá a Paris, onde participa da 21ª Conferência das Partes da Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre Mudança de Clima, e volta ao Brasil na segunda-feira (30).

A presidente preferiu encurtar as duas etapas da viagem para acompanhar de perto das votações no Congresso Nacional da mudança da meta fiscal deste ano e dos pedidos de impeachment que existem contra ela. Caso não receba o aval dos parlamentares para alterar a meta para um déficit primário, o governo terá que optar em paralisar a máquina pública ou ter de responder a questionamento do Tribunal de Contas da União (TCU).

Nenhum comentário: