02/09/2014

PROJETO "SETEMBRO CIDADÃO"

 
Ceará-Mirim recebe o projeto "Setembro Cidadão"
 
Durante este mês de setembro, o Rio Grande do Norte está vivendo o "Setembro Cidadão", projeto idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira, a partir da experiência de uma década, na elaboração de livros educativos.
O projeto, que é pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, faz parte do Programa Brasileiro de Educação Cidadã-PROBEC, e se assemelha ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa e a campanha de conscientização do Novembro Azul.
Em Ceará-Mirim, o projeto foi lançado na manhã desta terça-feira 02/09 às 9h no auditório do IFRN, com a presença do Dr. José Undário, coordenador do Programa Justiça e Escola, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, além do juiz Jarbas Bezerra e da advogada Lígia Limeira, idealizadores do projeto Setembro Cidadão.
O evento também contou com a presença do prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, da secretária municipal de educação Ângela Aquino, do diretor do IFRN campus de Ceará-Mirim José Álvaro Paiva, entre outras autoridades.
A abertura do evento foi abrilhantada com a apresentação da Banda de Música do município "Djalma Ribeiro da Silva", que na oportunidade entoou o Hino Nacional Brasileiro, oficializando a cerimônia.
Em seguida, os idealizadores do projeto, ministraram palestras distintas sobre cidadania e a concretização do projeto que teve seu início no ano de 2007.
A idéia do projeto é que todos usem a flâmula verde e amarela no peito e as fachadas de órgãos públicos e privados se iluminem com as cores verde e amarela.
Dois personagens foram criados para simbolizar o projeto: Edu (diminutivo de educação) e Cida (da palavra cidadania), carinhosamente chamada de Cidinha, que fazem parte dos eventos.
Nesta terça-feira 03/09, o evento tem prosseguimento com a palestra abordando os temas "Corrupção" e "Voto Cidadão", também no auditório do IFRN.
O dia 10 de setembro foi escolhido para celebrar o "Dia Estadual da Educação Cidadã" no Rio Grande do Norte, a partir da Lei Complementar nº 494/2013, instituída em 27 de agosto de 2013, por unanimidade pela Assembléia Legislativa.
A escolha da data refere-se à nota máxima, exigida na educação, aos melhores alunos.
E, em paralelo aos ensinamentos, a cidadania deve envolver as condutas sociais. Já o mês de setembro, por ser marco de celebrações de várias datas em torno do tema.
Os dias 6, 7, 8 e 10 de setembro, por exemplo, são respectivamente: Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional; Dia Nacional da Alfabetização e Dia da Educação Cidadã e o mês Setembro Cidadão no Rio Grande do Norte.
 
Assecom PMCM

Nenhum comentário: