25/07/2014

MULHERES, SE CANDIDATEM!

Falta de mulheres na política agrava desigualdade de gênero no Brasil, diz Pnud

A avaliação consta do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2014, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).Mesmo com Brasil tendo um mulher no cargo político mais importante do País, a presença delas ainda é irrisória nas casas legislativas pelo Brasil, inclusive na principal delas, o Congresso Nacional. Lá, apenas 9,6% das cadeiras são ocupadas por parlamentares do sexo masculino.

“Apesar de o Brasil ter uma presidenta mulher, esse movimento não se estendeu para as outras esferas do sistema político”, comenta a coordenadora do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, Andréa Bolzon. “Os outros indicadores estão próximos da média da América Latina, mas, no caso da representação política, o Brasil está muito atrás.”

A situação se torna ainda mais incoerente se for levado em conta o fato das mulheres serem maioria entre os eleitores brasileiros, com 51,95% dos votos. Em 2010, por exemplo,  foram eleitas apenas 45 parlamentares, contra 468 homens. 

Um comentário:

joao disse...

Que absurdo jõa isso e uma campanah subnliminar para as mulheres votarem em dilma nas eleiçoes, porque os cargo mais importante são os da presidencia deputado hoje em dia no brasil e irrelevante, e apenas uma questão patrimonial. E isso e conversa para boi dormir o que adianta a governadora vestir saia e a presidenta e fazer as merdas que fazem.

O que importa maxo e a COMPETENCIA, caia nessa não joao andre!