06/05/2021

HOMENAGEM

Hélio Venâncio na Mitologia de nossas vidas

Há exatamente 80 anos “á posteriori” nascia por entre as cintilantes e verdes palmas das canas-de-açúcar, Hélio Venâncio Rodrigues, filho de Bilica e de José Venâncio, este que traz no seu nome o significado da palavra Astro Rei, que para mitologia grega era a personificação do Deus Helius.

O Deus Hélio era filho dos titãs Hipérion e Téia, tinha como irmãos a Aurora e Selene, a Lua. Um servidor de Zeus, que corre todos os dias, um percurso nos céus, depois da aurora, aparece as manhãs, trazidas por Hélio num carro de fogo, puxado por quatro cavalos luminosos feito de fogo e luz. A sua cabeça é aureolada por raios de ouro. Atravéssa assim o céu para chegar, à noite ao Oceano onde os seus cavalos se banham. Nada do que se passa no universo escapa ao seu olhar, sendo frequentemente convocado por outros deuses para servir como testemunha, já que sua luz a tudo clareia.

O que quero através deste mitológica figura é na realidade, não muito diferente do Deuses mitológico da Antiga Grécia é testemunhar perante todos que aqui se encontram as 80 manhãs trazidas por Hélio Venâncio para nossas vidas, manhãs estas que sempre vieram nos seus “cavalos” que não eram de fogo, mas nos “cavalos” de amor e amizade por sua Esposa, filhos, familiares e amigos.

É destarte salientar que estas manhãs resplandeçeram não somente para aqueles que dele aprederam gostar, mas também para aqueles que não conheçem, mas que algum dia ouviram falar na luz de sua honestidade, que bem assim como o prisma que é formado de muitas e grandiosas virtudes.

Há exemplo do Deus Hélio, que atravessa as noites escuras para fazer nascer a luz no horizonte dos Oceanos, Tio Hélio, há 80 anos faz nascer luz de seu verdadeiro amor para nos seus familiares e amigos, que em situações difíceis quando dele nos socoremos parecemos mais pobres mortais, frente ao brilho da sua da temperança e da generosidade deste amigo chamado Hélio Venâncio Rodrigues, nome que não se encontra significado ou personificação, nome que as palavras neste momento não conseguem transliterar para o papel ou para a minha boca o sentimento de admiração e amor que nutrimos por sua pessoa. Mas como disse o Mestre Buda: “O verdadeiro amor nasce da admiração”.

Caros presentes, a deficiência humana, infelizmente me limita a exprimir a apoteótica admiração que nutro por este homem que para muitos em momentos difíceis, desempenhou o papel daquilo que representa seu nome, ou seja, um verdadeiro Deus Grego que traz consigo a luz da paternidade sempre nos mostrando o caminho correto, respeitando o nosso livre arbitrio, protegendo-nos, levando para longe de nós a escuridão dos nossos problemas.

Que neste dia sirvamos para Tio Hélio, como os Oceanos servem para o Deus Hélio, ou seja, lavemo-nos seus fortes “cavalos” com as águas do nosso amor e da nossa admiração, neste dia em que comemoramos a octagésima aurora de sua estimável existência entre nós que os amamos, acima de tudo, agredeçendo ao onipotente por permitir a dádiva de podermos gozar do sol de virtudes e da dedicação de tio Hélio.

Obrigado Tio Hélio por tudo e continue a ser este menino treloso e teimoso, que vive a teimar contra as intempéries da vida, insistindo em ser impávido, insistindo em ir para a Mercantil, este espaço fisico, quisar, seja uma das melhores páginas do livro da sua vida, já que a mercantil que tanto representa para o Senhor, para nós lhe ver todos os dias na Mercantil é como olhar para os cêus e ver o sol que nasce todos os dias para nos aqueçer, lá que também é o palco de suas lutas contra o tempo e a desonestidade que assola nossa sociedade, lá onde o Senhor vem mostrando que o verdadeiro homem é aquele que acredita em sí e em seus ideais.

PARABÉNS. Natal/RN 11 de agosto de 2010. Denilson Venâncio Rodrigues.

Nenhum comentário: