03/06/2024

BOLA DE OURO: POR QUE VINI JR. É FAVORITO?

Por que Vini Jr é favorito para Bola de Ouro?

O brasileiro Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, é amplamente considerado um dos favoritos para a Bola de Ouro deste ano. Após o título na Liga dos Campeões (UEFA Champions League), o atacante lidera a corrida pelo trófeu que premia o melhor jogador de futebol do mundo nesta temporada.

Com a atuação na final contra o Borussia Dortmund, Vini Jr. se tornou o único brasileiro a fazer gol em duas finais de Liga dos Campeões. O brasileiro havia marcado também no título diante do Liverpool, na temporada 2021/22, em que o Real Madrid venceu por 1 a 0.

Em números, o atual camisa 7 fez nesta temporada: 38 jogos, 24 gols e 11 assistências. Na champions, foram 10 jogos, 6 gols e 4 assistências. O brasileiro foi campeão da La Liga e da Supercopa da Espanha também, além de ter sido eleito o melhor jogador da Champions.

Juntando os números das últimas três edições, Vini Jr. lidera em participações em gols (31), assistências (15), passes decisivos (66) e dribles certos (101).

Na corrida pela Bola de Ouro, há os jogadores Kylian Mbappé (PSG), Haaland (Manchester City), Harry Kane (Bayern de Munique), Toni Kroos (Real Madrid) e Jude Belligham (Real Madrid), que não chegam perto dos números do brasileiro. O ídolo frânces fez uma temporada abaixo do costume e foi eliminado da Champions ainda nas oitavas de final. Já o norueguês, não conseguiu liderar o City para as finais do torneio continental e foi eliminado nas quartas.

No Bayern, o Kane fez uma partida decisiva contra o Real Madrid, na semi-final, porém não o suficiente para classificar o time alemão. Já o Toni Kroos, que anunciou que irá se aposentar, foi um dos maestros merengues durante a campanha para a conquista do 15º título de Champions

Entre os jogadores citados acima, apenas Belligham se aproxima das estatísticas de Vinícius. O inglês tem 23 gols, 12 assistências e 12 prêmios de MVP.

No entanto, o fator “decisivo” pode pesar para na escolha de Vini Jr como Bola de Ouro. Na fase de mata-mata da Champions, o brasileiro brilhou. Foram dois gols decisivos para empatar a partida contra o Bayern de Munique pela semifinal e as duas assistências no 3 a 3 contra o Manchester City, campeão do torneio continental em 2023.

A última vez que um brasileiro venceu a Bola de Ouro foi em 2007, com Kaká. Naquela temporada, o jogador do Milan tinha conquistado apenas a Champions League e terminou com 48 partidas jogadas, 18 gols e 11 assistências. No torneio europeu, Kaká foi decisivio e marcou 10 gols, destes 5 foram na fase de mata-mata.

Nenhum comentário: