27/05/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*Três pessoas foram presas em flagrante, na noite desta quinta-feira (23), suspeitas de envolvimento no estupro de uma jovem de 13 anos. Segundo a polícia, a menina era obrigada pela própria mãe a se prostituir. Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o fato chegou ao conhecimento das autoridades após recebimento de denúncias anônimas, informando que um homem teria um encontro marcado com a jovem. A adolescente foi encontrada pela polícia em um motel, situado no bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste de Manaus, com um homem de 46 anos, preso em flagrante por estupro de vulnerável. A dona do motel, 52, também foi presa por favorecimento à prostituição.


*Rodrigo Faro, 50, foi citado pelo canal italiano RaiNews em uma reportagem sobre um esquema ilegal de obtenção de cidadania italiana. Segundo a reportagem, o apresentador brasileiro teria tentado comprar a cidadania italiana por meio de um esquema de corrupção. Além de Faro e sua mulher, Vera, foram citados o jogador de futebol brasileiro Bruno Duarte, do time português Farense, e outros empresários brasileiros. Seis pessoas foram presas na cidade de Villaricca na madrugada: dois brasileiros e quatro funcionários públicos. Eles foram acusados de associação criminosa para corrupção e falsificação de documentos públicos. O esquema supostamente falsificava o reconhecimento de residência na cidade de Vilaricca para obtenção da cidadania italiana. As personalidades brasileiras que supostamente teriam tentado obter a cidadania nunca teriam pisado no local. Rodrigo Faro ainda nem sua assessoria ainda não se manifestaram sobre a acusação.


*A praia da Pipa recebeu a cerimônia e a festa de casamento do jogador Matheus Cunha, do Wolverhampton, da Inglaterra, e com passagens pela Seleção Brasileira. A festa aconteceu nesse sábado (25) e teve shows de Wesley Safadão e Dorgival Dantas. O casamento ainda teve um outro protagonista: Philippe Coutinho, que está cada vez mais próximo de ser repatriado pelo Vasco. O meia-atacante marcou presença no casamento do atacante Matheus Cunha, junto de Douglas Luiz, que também é cria de São Januário, e levou a torcida do time carioca à loucura nas redes sociais. Na web, os torcedores do Vasco ficaram eufóricos com a foto de Coutinho com os outros dois jogadores, que também torcem para o Cruz-Maltino.


*Docentes de universidades e institutos federais protestaram, na tarde desta segunda-feira (27/5), em frente ao bloco C do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), contra proposta de acordo de reajuste salarial do governo Lula. O governo agendou para a tarde desta segunda (27) reunião para assinatura do acordo com entidades representativas dos professores. A oferta foi apresentada no último dia 15 de maio, com reajuste salarial zero em 2024 e índices de correção que variam de 13,3% a 31% entre 2025 e 2026. Em cartazes e camisetas customizadas, os docentes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) criticam a postura da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), que é favorável a renegociação proposta pelo governo Lula.


*Tony Ramos, que recentemente passou por duas cirurgias na cabeça, deu sua primeira entrevista após receber alta do hospital ao Fantástico, da Globo, na noite deste domingo (26). Ao lado da mulher, Lidiane Barbosa, o ator falou sobre o susto na saúde, se declarou para a companheira e afirmou seguir a mesma pessoa. – Eu sou grato à vida. Agora, então, mais do que nunca. Esse homem [aponta para si mesmo] é um homem de força – disse o ator. Tony também destacou ter poucas memórias do momento em que passou mal: – Não me lembro de quando a ambulância veio para cá, me resgatou, me levou… Internado no último dia 16, Tony Ramos descobriu um hematoma subdural crônico, sangramento intracraniano causado por batida na cabeça que Tony diz não se lembrar.


*Os processos eleitorais contra o senador Rogério Marinho (PL-RN) foram encerrados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e não serão encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Com o término do prazo para recursos na última quinta-feira (23), os processos atingiram o status de “transitado em julgado”, tornando as decisões definitivas e irrecorríveis. Desta forma, o senador e seus suplentes, Flávio Azevedo e Igor Targino, não enfrentarão novo julgamento. Em 16 de maio, o TRE-RN já havia rejeitado, por unanimidade, as duas ações movidas por Carlos Eduardo Alves (PSD), ex-prefeito de Natal, que pediam a cassação do mandato de Rogério Marinho. As acusações incluíam suposto abuso de poder econômico e político durante a campanha eleitoral de 2022, alegando o uso de verbas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para favorecer certos municípios e a participação do senador em eventos públicos. O relator do processo, desembargador Expedito Ferreira de Souza, enfatizou a ausência de provas robustas que sustentassem as alegações, descrevendo-as como baseadas em presunções e conjecturas sem evidências concretas. Essa avaliação reforçou a defesa do senador, que argumentou que todos os investimentos realizados pelo MDR foram distribuídos de forma regular e sem discriminação política.

Nenhum comentário: