30/04/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS



*Convidados por centrais sindicais, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) recusaram participar de um ato no feriado do Dia do Trabalhador em São Paulo, o qual terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A manifestação irá ocorrer na manhã desta quarta-feira (1º), no estádio do Corinthians, na Zona Leste de São Paulo. As informações são de Igor Gadelha, do Metrópoles. De acordo com o colunista, Nunes participará da comemoração do 1º de maio promovida pela subprefeitura de Ermelino Matarazzo, também na Zona Leste da capital. Outras autoridades também foram convidadas, como, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado, e Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, ainda não se sabe se as presenças foram confirmadas.


*Com apenas 38,7% de aprovação, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, atingiu o índice mais baixo já registrado. O democrata superou George H.W. Bush que detinha o recorde até o momento, com 41,8%. A marca alcançada por Biden é inferior a de qualquer outro presidente eleito para seu primeiro mandato desde Dwight Eisenhower, que governou os EUA de 1953 a 1961. Os dados são da última pesquisa Gallup, e o recorte é o 13º trimestre de mandato. Donald Trump e Barack Obama registraram aprovações de 46,8% e 45,9% no mesmo período, respectivamente.


*Condenada a pagar R$ 31,3 mil em honorários aos advogados da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), a apresentadora Xuxa Meneghel ainda não efetuou o pagamento. As informações são da revista Veja. A decisão da juíza Mariah Calixto Sampaio Marchetti, proferida no dia 15 de abril, dava 15 dias para que o valor fosse pago. O que não aconteceu até hoje, dia final do prazo. Caso o pagamento não aconteça, a apresentadora terá que pagar multa processual de 10% e honorários de advogado de mais 10%. Xuxa entrou com uma ação contra Zambelli pedindo uma indenização de, no mínimo, R$ 150 mil por danos morais. O motivo do processo foi a crítica feita pela deputada em agosto de 2022 contra o livro de autoria da artista, com o título Maya: Bebê arco-íris, que trata de questões LGBT, abordando a história de uma menina que tem duas mães.


*A Polícia Federal deflagrou, nesta terça feira (30), a operação Plenitude, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e a Receita Federal. A investigação apura crimes contra a administração pública, contra o sistema financeiro nacional e lavagem de capitais da ordem de RS 1,7 bilhão. As apurações identificaram a ocorrência de indícios de crimes licitatórios envolvendo recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), repasse de valores indevidos para servidores públicos de diversas prefeituras do estado do Pará, lavagem de capitais com a utilização de empresas de fachada e laranjas, além de possível prática de evasão de divisas através de offshore situada em paraíso fiscal. Os crimes teriam sido praticados por pessoas físicas, que usaram pessoas jurídicas ligadas ao ramo empresarial de saneamento urbano atuante no Pará e em outras unidades da federação.


*Aplaudido de pé, o atleta Gabriel Barbosa retornou ao centro de treinamento do Flamengo, nesta quarta-feira (30). Gabigol estava proibido de treinar e jogar pelo clube desde o dia 25 de março por dificultar o exame antidoping realizado em abril de 2023. No entanto, a defesa do jogador conseguiu o efeito suspensivo e o atleta enfim pode retornar aos gramados. “Gabi está de volta ao Ninho do Urubu! O artilheiro foi recebido por um corredor de aplausos da comissão técnica, staff e funcionários do Mais Querido”, afirma legenda de vídeo publicado pelo Flamengo. As imagens mostram ainda o atleta em abraço apertado com o técnico Tite no Ninho do Urubu.


*O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, minimizou a importância da atuação do agronegócio em relação ao consumo interno, dizendo que seu principal papel é de exportador. Marinho defendeu que o abastecimento interno é feito pelos pequenos agricultores, incluindo os assentamentos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). A declaração ocorreu durante a divulgação dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) deste mês, segundo informações do portal Poder360. – Quem bota alimento na mesa do povo brasileiro de verdade são as pequenas propriedades, os pequenos agricultores, é a agricultura familiar, os assentamentos do MST, que muita gente torce o nariz quando fala, mas essa é a verdade – assinalou Marinho, nesta terça-feira (30).

Nenhum comentário: