16/01/2024

NOTAS NA REDAÇÃO DO ENEM - POTIGUARES COMEMORAM

Potiguares comemoram notas na redação do Enem 2023; confira destaques

Após a aflição da prova, é hora de colher os resultados de horas de estudo. Os alunos do CEI Romualdo Galvão e Roberto Freire e Marista celebram as notas do ENEM divulgadas nesta terça-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Rio Grande do Norte, seis candidatos tiveram nota 1000 na redação e dois gabaritaram a prova de matemática.

Na edição de 2023, o Brasil teve 60 notas mil na redação, sendo a única área de conhecimento da prova a ter a pontuação mais alta. Entre elas, as estudantes Letícia Vicente da Silva, de 17 anos, e Natália Ludimila Silva de Araújo, de 21 anos, aluna do IFRN de Currais Novos, tiraram a nota máxima na redação.

Natural de Mossoró, Letícia é filha de empregada doméstica e de mãe solo e é uma das 60 redações a tirar a pontuação máxima. A estudante do Colégio Diocesano quer cursar medicina no ensino superior e tem como matérias favoritas história, biologia e redação. “Eu estudei bastante ao longo do ano, sempre com o apoio da minha escola e de professores muito competentes. Estudava todos os dias a tarde e a noite, e nos finais de semana, mas nunca deixei de aproveitar meus momentos de lazer e de fazer o que eu gosto. Fazia uma redação por semana, sempre corrigindo com meus professores”, descreveu a estudante.

Já Natália Ludimila, do IFRN de Currais Novos, afirmou que o processo para tirar a nota máxima no Enem foi complicado. Foram seis vezes tentando o exame, três como treineira e três como candidata. “Se eu pudesse dar alguma dica, eu diria que o principal fator que me ajudou a obter essa nota foi a persistência e a prática. Eu obtive notas anteriores que não foram satisfatórias e a partir disso, busquei melhorar e praticar mais e mais a minha escrita e a simular, da melhor forma que conseguia em casa, a escrita da redação no tempo que eu estipulava como meta”, explicou Natália.

Em Natal, o colégio CEI Romualdo Galvão e Roberto Freire teve mais de 30 estudantes, que foram divulgados pela escola, com nota superior a 900 na redação. Entre eles, está Ana Luísa Borges, de 18 anos. Após divulgação do resultado, a aluna teve 960 na redação. “Comecei fazendo redação uma vez por semana, desde o início do ano, e usando as plataformas do CEI e treinando também nas provas da escola. Faltando um mês, eu dei um gás na redação e comecei a fazer duas a cada semana”, explicou.

Ana Luísa estuda na instituição desde os seis anos de idade e gosta das matérias da natureza (química, biologia e física). “Eu gostei muito do ensino médio do CEI e pré foi mais especial ainda, apesar de muita dedicação. Eu senti muito apoio da escola para todas as matérias e, com certeza, não teria passado sem eles”, disse.

Compartilhando do sonho de cursar medicina, o estudante do CEI Igor Lima, de 18 anos, teve a nota de 980 na redação e deseja ingressar neste curso no ensino superior. O aluno destaca a leveza de ter cursado o último ano na instituição e também todo o apoio prestado ao longo da preparação no Enem, descrevendo a escola como segunda casa. “A dica que eu dou é valorizar as pequenas coisas nesta etapa. Não só estudar, mas também ter momentos de diversão com os amigos e familiares”, enfatizou.

Já no Colégio Marista, o estudante João Henrique Moura obteve 958,6 na prova de Matemática, acertando todas as questões da prova. “Eu fiz muitas questões de provas passadas, simulados e acho que isso foi o que resultou na nota. Eu fiz 44 questões de 44, porque teve uma anulada”, pontuou.

Além dele, o piloto de navio Gil Pires de Miranda, de 34 anos, também gabaritou a prova de matemática do ENEM. Ele estudou no Marista e fez a prova para testar o conhecimento.

As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame. O tema da redação da edição de 2023 foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

TN

Nenhum comentário: