28/12/2022

LBV: O DIREITO DE RECOMEÇAR

O direito de recomeçar


A história de migrantes e refugiados que chegam ao Brasil em busca de uma vida melhor e encontram na LBV apoio para vencer vulnerabilidades

As crises globais têm afetado ainda mais a situação de milhões de pessoas pelo planeta, forçando o deslocamento de milhares de cidadãos, seja dentro do próprio território nacional de origem ou para outros países. Entre esses momentos críticos por que passa o mundo estão os conflitos armados, as crises econômicas, o aquecimento global e a pandemia da Covid-19, que, consequentemente, contribuem para o crescimento da pobreza e da fome em diversas localidades.

Segundo a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), a invasão da Ucrânia, a partir de fevereiro de 2022, colaborou duplamente para ampliar esses números: hoje são cerca de 100 milhões de indivíduos no mundo que foram obrigados a deixar suas casas. Até o fim de 2021, já eram 89,3 milhões, mas o conflito contribuiu, sozinho, para que houvesse mais 6 milhões de refugiados, sendo considerado o maior e mais rápido deslocamento na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Pelo fato de a Rússia e a Ucrânia serem grandes exportadoras de grãos, houve também o aumento da escassez de alimentos.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

https://www.lbv.org/o-direito-de-recomecar

Nenhum comentário: