27/08/2022

ALBERI: A HISTÓRIA DO BOLA DE PRATA POTIGUAR - PRIMEIRO E ÚNICO

Primeiro e único: a história do 'Bola de Prata' potiguar

Uma das maiores conquistas individuais do futebol do Rio Grande do Norte completa aniversário em 2022. E não foi qualquer conquista. Em 1972, então com 27 anos, o meia Alberi, camisa 10 do ABC, desbancou grandes craques do futebol brasileiro e foi eleito um dos melhores atacantes do Campeonato Nacional de Clubes, versão da época do que seria hoje o Brasileirão. A conquista não foi por votação, e sim por méritos: Alberi obteve nota média de 8, da Revista Placar, e se tornou o primeiro e único até os dias atuais a conquistar a Bola de Prata atuando por um clube do Rio Grande do Norte. “Ficaram surpresos em me ver lá”, relembra o craque, que cinco décadas depois, só daria a Bola de Prata para o amigo e ex-companheiro de ABC, Danilo Menezes.

Em entrevista exclusiva à TRIBUNA DO NORTE, o ex-jogador e um dos maiores ídolos do futebol do Rio Grande do Norte relembrou os bastidores da conquista e do ano memorável em 1972, em que o Santos de Pelé jogou em Natal e contou ainda com o natalense Marinho Chagas brilhando em cenário nacional, pelo Botafogo-RJ. Segundo Alberi, hoje com 77 anos e lutando contra as consequências da diabetes, os outros jogadores premiados não esperavam ter um atleta do Nordeste na seleção final da Placar.

“Chegamos em São Paulo, ficamos no mesmo hotel. Era muita resenha. Marinho Chagas estava lá. Papo pra cá, pra lá, eu falei: isso aqui é bom demais, mas é melhor tá em casa”, lembra Alberi, que foi a São Paulo com sua esposa. “Fomos para o Clube dos Artistas, me levaram para um restaurante. Eles ficaram surpresos porque era um dos únicos do Nordeste a ser Bola de Prata”, lembra Alberi.

“Foi algo fora de série pra mim porque não existia, à época, um time do Nordeste como o ABC ter um jogador e chegar lá e ser Bola de Prata. Passei cinco jogos sem participar e ainda ganhei o troféu.”, comenta.

Para se ter ideia do feito, Alberi foi o melhor meia do torneio mesmo com o ABC tendo feito uma campanha fraca, que rendeu ao clube o 24º lugar de 26 clubes, com 5 vitórias, 7 empates e 13 derrotas. O campeão do torneio foi o Palmeiras, em cima do Botafogo.

Clique no link abaixo e veja a entrevista completa: 

Nenhum comentário: