25/05/2020

LAMENTÁVEL: FAMOSO MÚSICO PÕE A VENDA SEU 'SETE CORDAS' PARA PAGAR DÍVIDAS

Luís Filipe de Lima põe à venda seu violão de 7 cordas e escancara crise do músico brasileiro

Luís Filipe de Lima abraçado com Seu Sete, o violão de sete cordas Foto: Divulgação/Leo Aversa
Luís Filipe de Lima abraçado com Seu Sete,
o violão de sete cordas
 

Difícil imaginar um anúncio de venda de violão mais triste. Nas primeiras horas de seu 53º aniversário, neste domingo, o violonista, arranjador e diretor musical Luís Filipe de Lima avisou: está à venda, por R$ 12 mil, Seu Sete, como carinhosamente batizou o violão de sete cordas que o acompanha há 25 anos, comprado em 1995 de Paulão Sete Cordas.

A crise provocada pela pandemia do coronavírus, que diminuiu e muito as oportunidades de trabalho para Luís Filipe, jurado há 14 anos do Estandarte de Ouro, é vista por ele como a ponta do iceberg para a situação chegar ao ponto de se desfazer de Seu Sete.

Mas a situação e as dívidas já vinham se acumulando nos últimos anos, desde o final do governo Dilma, principalmente pela escassez de editais e a torneira de investimentos fechada em instituições como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e Petrobras.

— Eu sou muito apegado às lembranças, mas nos últimos tempos me desfiz de outros objetos valiosos — reflete o músico, citando a partitura original de uma canção de Jacob do Bandolim e um autógrafo dado por Noel Rosa em 1931, em uma nota de cachê de rádio. — Eu fico mais pesaroso com o fato de que a venda do violão vai servir para pagar juros bancários, e não para fazer um pé de meia. Não é nem de perto o que eu preciso. Simplesmente vai ser o milagre do mês, para apagar um incêndio. O “pum do palhaço”, como disse Regina Duarte.



Ano passado, por exemplo, ele teve dois grandes projetos cancelados de última hora pelo CCBB, nos quais celebraria os centenários de Nélson Gonçalves (em 2019) e Elizeth Cardoso (em julho agora).

O Globo

Nenhum comentário: