29/10/2019

RN EM ALERTA: MAIS ÓLEO PODE APARECER NAS PRAIAS TRAZIDO POR CORRENTE MARINHA

Correntes marítimas podem trazer mais óleo para as praias de Natal, indica análise

As correntes marítimas que atuam na costa do Nordeste brasileiro devem continuar trazendo o óleo para o litoral potiguar. É o que indica análise realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) nesta terça-feira (29).

Segundo o estudo, a bifurcação da corrente oceânica Equatorial Sul está “bem mais ao sul da sua posição normal e mais próxima da costa nordestina”. Desta forma, a observação indica que o ramo norte da corrente atinge toda a costa leste, o litoral nordeste e a Costa Branca Potiguar.

De acordo com a análise, assinado por Gilmar Bistrot, chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn, o ramo norte da corrente está “bastante ativo” e “há a possibilidade de transportar material a partir da área delimitada [mapa a seguir] em direção ao litoral do Estado nos próximos dias.”

Correntes marítimas que atuam no RN (Foto: Divulgação/Emparn)

O texto indica ainda que as praias urbanas de Natal também estão na rota da corrente marítima. No documento divulgado pela Emparn na última quinta-feira (24), a situação dos ventos era semelhante, mas a análise não destacou potencial para que o litoral da capital fosse atingido.

Outro fator que pode influenciar na chegada de novos resíduos às praias do RN são as ressacas do mar. De acordo com a Marinha do Brasil, o litoral do estado está sob alerta de mar grosso desde a noite dessa segunda-feira (28) até a manhã desta quarta-feira (30).

Nenhum comentário: