23/01/2019

RN: ATAQUE DE EMBARCAÇÃO CHINESA - INQUÉRITO CONCLUÍDO EM FEVEREIRO

Inquérito sobre ataque de embarcação chinesa deve ser concluído em fevereiro

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte espera finalizar até fevereiro o inquérito sobre o ataque de uma embarcação de bandeira chinesa contra o navio atuneiro Oceano Pesca I. O incidente ocorreu no dia 22 de novembro de 2018.

Segundo informações da Marinha do Brasil, o prazo para a entrega das informações é de 90 dias após a abertura das investigações, o que aconteceu no fim de novembro. A apuração vai delimitar as causas, circunstâncias e as responsabilidades do caso, além de instruir ações nas instâncias adequadas.

O incidente marítimo aconteceu a 420 milhas da costa brasileira – em águas internacionais – e interrompeu a temporada de pesca da embarcação potiguar, que esperava permanecer 25 em alto mar. O navio atuneiro, de 22 metros de comprimento, estava com 10 tripulantes a bordo. Ninguém se feriu no incidente.

Segundo Gabriel Calzavara, presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do Rio Grande do Norte, somente após a conclusão do inquérito é que entidade e a empresa proprietária do barco Oceano Pesca I poderão tomar medidas legais sobre o caso.

“Estamos esperando o inquérito da Capitania dos Portos sobre o caso. Por enquanto, não há muito o que falar. Reclamamos a situação ao Itamaraty. Sem isso, a gente não pode tomar medidas oficiais. Não podemos avançar em nada nesta questão”, lamenta Gabriel Calzavara.

O Rio Grande do Norte tem 19 empresas regularizadas para a pesca do atum. A produção local é vendida para Estados Unidos, Japão e Europa.

Agora RN

Nenhum comentário: