20/05/2014

FAZER O QUÊ?

Ministro manda libertar doleiro

Ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, deixa prédio da Polícia Federal em Curitiba, onde estava preso desde 20 de março
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, mandou suspender ontem os inquéritos e as ações criminais relacionados à Operação Lava Jato da Polícia Federal e determinou a soltura dos 12 presos acusados de integrar o esquema de lavagem de dinheiro, entre eles o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef. Apontado como elo entre o doleiro e a Petrobras e alvo de duas das oito ações penais que estavam em curso, Costa deixou ontem mesmo a sede da Polícia Federal em Curitiba, onde estava preso desde 20 março. Youssef, detido desde o dia 17 daquele mesmo mês, deve ser liberado nos próximos dias, assim como outros dez acusados de integrar o esquema que movimentou, segundo as investigações, cerca de R$ 10 bilhões.

A decisão de Zavascki, tomada a partir de um pedido dos advogados do ex-diretor da Petrobras, se deve ao fato de parlamentares com foro privilegiado terem sido citados nas investigações, como é o caso dos deputados André Vargas (ex-PT e hoje sem partido) e Luiz Argôlo (SDD). Como só podem ser investigados a partir de autorização do Supremo, todos os procedimentos serão levados a Brasília para que, depois, os ministros da Corte decidam se voltam a desmembrar ou não o caso. Ou seja, se separam as partes do inquérito em que os parlamentares são citados ou se mantêm esses trechos unidos aos dos demais acusados. A tendência é que o plenário do tribunal determine que apenas fique no STF a parte relacionada a deputados. O restante deverá ser remetido de volta à Justiça Federal de 1ª Instância do Paraná.

2 comentários:

Anônimo disse...

É a justça no Brasil. Vou repetir sempre: Enquanto os Ministros do Superior tribunal de Justiça forem apadrinhados do chefe do executivo, vai continuar essa merda.

Anônimo disse...

to com vc anonimo isso é uma vergonha.....essa semana que passou vi o OSWALDO CRUZ passeando em c.mirim, parece que ele é que foi assaltado....