25/02/2012

SOBRE DEMOCRACIA


VAMOS ACORDAR!

DEMOCRACIA, O QUE PODERIA SER FEITO?

A democracia foi criada na Grécia, na época de Platão e Aristóteles, onde os cidadãos se reuniam para decidirem as questões, as leis e que projetos que seriam implementados com o dinheiro público. Eram pequenas cidades-estado de 800 a 1000 habitantes e essa reunião era possível através da tecnologia que eles inventaram na época, a acústica. Eles criaram os anfiteatros ao ar livre, para que muitos pudessem se entender com muitos. Usavam esse grande auditório escavados nas encostas para as artes cênicas e para a gestão da coisa pública.

A grande diferença daquela época para hoje é que não havia o intermediário do voto. Lá o voto era direto nas questões, no orçamento, nas leis. Foi a nascer de uma civilização democrática que floresceu por mais de 2 mil anos. Da época da Grécia de Platão que concebeu e escreveu A Republica, para Roma dos Césares é que a coisa mudou e a meu ver mudou para muito pior. Em Roma, foi criado o senado romano e o intermediário do voto, um império com a hipocrisia democrática da época. Bom, herdamos uma parte disso, e até hoje vivemos sob as bases do direito romano com leis e processos democráticos que tem mais de 3 mil anos de atraso e retrocesso evolucionário da civilização.

Acho que ninguém nunca vai representar o voto do eleitor com completa isenção. Podemos trocar os políticos, que virão outros iguais ou piores. O sistema representativo atual é que está errado. Em geral, o perfil psicológico do político em qualquer lugar do mundo é, no fundo, de uma figura carismática egocêntrica sem espírito coletivo real. Não acho que adianta melhorar esse sistema democrático indireto, com medidas coercivas da corrupção ou o que quer que seja. Isso é igual a enxugar gelo. Podemos trocá-los, prende-los, engessá-los, mas eles, os políticos vão continuar nos roubando e zelando por seus interesses, a natureza deles é assim e todos sabem isso. O sujeito que tem perfil para conseguir ser eleito, não tem perfil representar ninguém.

Um sistema democrático coerente deveria ter como base fundamental o voto de todos os cidadãos interessados DIRETO nas questões, DIRETO nas leis e DIRETO no orçamento dos projetos a serem executados. Vivemos sob um paradigma representativo milenar que ninguém questiona. Por quê? Por que temos que ter o congresso? Não funciona e não vai funcionar nunca. O poder executivo tem que ter. Pode ser menor, mas tem que ter representante e responsável pela execução do que for designado pelo povo. Mas o legislativo, acho que hoje já temos tecnologia para mudar o modo como decidimos sobre as nossas leis, os impostos, quais projetos com dinheiro público, etc.

Da mesma forma como aconteceu na Grécia que tinha a tecnologia acústica, hoje o homem criou uma tecnologia para colocar todos os cidadãos juntos - a internet. Hoje seriam milhões de vezes mais barato, mais justos e menos roubados, se fosse criado um sistema de votação popular via internet para votação das leis e do orçamento. Um sistema web seguro e isento onde os cidadãos interessados deveriam se habilitar obtendo e comprovando conhecimento de causa para poder votar direto nas questões, sem o intermediário.

Não acho que isso está longe de acontecer. É o obvio. Se não acontecer nessa geração, vai acontecer na geração que já nasceu com a internet, para eles isso como está não fará sentido. Sistema/web é que está revolucionado as administrações corporativas pelo mundo. Comunidades colaborativas fazem de tudo hoje de formas distintas. Da Wikipédia e Google ao Facebook, hoje votamos hoje para tudo via web, do BBB às enquetes mais diversas, hoje só não votamos no principal: as leis e os projetos que interferem na nossa vida e mexem direto no nosso bolso.

Por mais absurda que pareça, a opção de voto via sistema web não depende do congresso. Para isso acontecer a população, em massa, tem que se tornar consciente dessa possibilidade e exigir isso via internet, no Twiter, por exemplo, pedindo um plebiscito para acabar com o Congresso dos Políticos e substituí-lo pelo Congresso do Povo nas 3 esferas de poder municipal, estadual e federal. Para acabarem com os intermediários do povo, os vereadores, os deputados e os senadores, só um plebiscito resolve. Não adiante levar nada para os políticos, eles não vão mudar nada nunca. Hoje parte da população já usa a internet para se expressar em massa, como foi o caso do "Cala a boca Galvão" no Twiter. Quando a população entender o que é uma DEMOCRACIA DIRETA via sistema web e exigir no Twiter que se faça um plebiscito… Acho que esse é o caminho.

O problema é quebrar esse grande paradigma da civilização que é o intermediário do voto, que está super intrincado no consciente e na cultura popular. Mas a internet só tem uns 15 anos de vida. É um bebe na evolução da humanidade, já nos deu muita coisa boa, mas a consciência coletiva ainda está longe de sua capacidade. Em 20 ou 30 anos isso que agora escrevo será história.

Esse site tem que ter chamadas para as redes sociais para decolar, se quiser posso ajudar.

Tenho uma máxima, quase uma equação matemática que gostaria de divulgar:

- Quanto maior for à conexão entre o homem menor será a necessidade de ele ser representado!,

Fonte:Cesar Ribeiro

Nenhum comentário: