24/01/2012

ÁGUA É VIDA



O Município de Ceará-Mirim, através do Programa VIGIÁGUA, implementado pela Secretaria Municipal de Saúde gerida pela Secretária Maria Elaine Bezerra de Lima, tem realizado um trabalho de monitoramento das águas utilizadas para consumo humano.

As coletas são feitas nos poços que abastecem a população e enviadas para o Laboratório Central-LACEN onde são analisadas. O trabalho realizado em 2011 incluiu também coletas das águas em escolas municipais e estaduais onde após o resultado das análises, os estabelecimentos que não se encontravam obedecendo aos parâmetros de potabilidade foram obrigados a desinfetarem os reservatórios e cumprirem as normas estabelecidas pelo Programa, garantindo uma melhor qualidade da água utilizada pela comunidade escolar. O trabalho nas escolas contou também com a parceria da FIOCRUZ e Secretaria Estadual de Saúde que realizou coletas de material para exame de fezes com o objetivo de identificar a prevalência de doenças endêmica. Após todo o trabalho, tivemos como resultado a diminuição do índice dos casos de diarreia no município de Ceará-Mirim, comprovados através da curva gráfica registrada no setor de epidemiologia do Hospital Percílio e outras Unidades de Saúde. É importante salientar que este trabalho é contínuo, segundo a Secretária Municipal Maria Elaine Bezerra de Lima, as metas de coletas pactuadas para 2011 com o Ministério da Saúde foram cumpridas e as perspectivas para 2012 são ainda melhores.

Outro fato importante que contribuiu imensamente foi a participação da Vigilância Sanitária Municipal no apoio as ações do VIGIÁGUA. As ações realizadas demonstram claramente que a prevenção através do monitoramento das águas resulta em além de evitar que a população adoeça, contribui também para diminuir os gastos públicos com internamento e medicamentos para doenças relacionadas ao consumo de água.


Eriberto Moreira- Coordenador de Vigilância em Saúde

Um comentário:

Anônimo disse...

BICHO É COORDENADOR? POR ISSO NÃO QUER SER CANDIDATO NO GRUPO DE ETEWALDO JUNIOR. TA NA BOQUINHA NÉ? E EU PENSAVA QUE SE TRATAVA DE UM HOMEM DIFERENTE. COMO DIZ MINHA MAE, ME DIZ COM QUEM ANDAS QUE DIREI QUEM TU ÉS. MAIS UM MORTO NA MINHA LISTA.