15/03/2010

PAPO 10 - ALEXANDRE LEOCÁDI0 - 15/03/10

PAPO 10

ENTREVISTADO: ALEXANDRE LEOCÁDIO.

01º. BLOG – QUEM É ALEXANDRE LEOCÁDIO?

A. L . - Cearamirinense apaixonado e orgulhoso por esta terra, que exerce a Odontologia e estuda o Direito. Também vice-presidente da ONG Valeamar por convicções ambientalistas e presidente do PTC municipal por visar a justiça social tendo como instrumento a política. No mais, um ser humano como qualquer outro, com qualidades e defeitos.

02º. LEITOR – QUAIS OS PROJETOS E EXPECTATIVAS DO PTC PARA AS ELEIÇÕES DE OUTUBRO PRÓXIMO E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012?

A. L. - Acredito que o PTC tenha nome próprio no cenário estadual, o que só será decidido em momento oportuno. Próximo dia 22 inclusive, teremos reunião para definirmos alguns pontos internos, com a ilustre presença do nosso presidente estadual Miguel Mossoró. De antemão comunico a minha saída da presidência municipal por motivos alheios à política, mas continuarei encampando a luta política no nosso município.

03º. LEITOR – DR. ALEXANDRE, O SENHOR SEMPRE ACOMPANHOU O PREFEITO PEIXOTO NAS SUAS LUTAS PARA CONQUISTAR A PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM, FEITO CONSEGUIDO NA ÚLTIMA ELEIÇÃO. COM ESSA VITÓRIA, HOUVE RECIPROCIDADE POR PARTE DO PREFEITO COM SUA PESSOA?

A. L. - É verdade, não só eu como toda a família, fomos entusiastas da mudança tão sonhada para o nosso município, desde a campanha de 2000 quando o mais provável seria a derrota de Peixoto, diante das duas forças gigantescas estabelecidas no cenário municipal, quais sejam: Melo e Varela. Como pautei minha curta vida política tendo a bandeira da ética e da dignidade, e também da responsabilidade social , nunca negociei “reciprocidades”. Não posso negar, porém, a imensa vontade de participar de um governo de “mudanças e realizações”, como se apresentava a proposta de Peixoto à época. Assim, houve o convite para assumir uma coordenação, o que de logo me prontifiquei, para dar minha parcela de contribuição na “grande mudança” tão esperada. Fiz o que estava ao meu alcance, com todos os esforços.

04º. LEITOR – O QUE REPRESENTOU A VITÓRIA DO PREFEITO PEIXOTO NA VIDA DE ALEXANDRE LEOCÁDIO, EMOÇÃO OU DECEPÇÃO? POR QUÊ?

A. L. - Num primeiro momento, alegria e certeza de vitória em uma guerra que preponderava o medo na mudança, já depois de tantas batalhas. Mas ao mesmo tempo estava consciente da imensa dificuldade vindoura, diante do cenário criado por diversos anos de abandono e maus tratos com o nosso município. Foram anos sonhando com aquele momento, que representaria a libertação, a renovação, um novo momento para o nosso município. O povo, sem sombras de dúvidas acertou na escolha, acreditou na proposta! Caberia ao grande vencedor corresponder às expectativas de melhorias para esse mesmo povo que o elegeu. Não gosto de falar em decepção, mas acredito que fizemos o certo naquele momento.

05º LEITOR – SABEMOS QUE VOCÊ OCUPOU UM CARGO NO GOVERNO PEIXOTO E DEPOIS DE ALGUM TEMPO SE EXONEROU? QUAL O REAL MOTIVO DA EXONERAÇÃO?

A. L. - Alguns motivos me fizeram pedir exoneração, desde os de ordem pessoal como os profissionais. Precisava de tempo para tocar meu curso de Direito e ainda atender no consultório, além da coordenação. As demandas do cargo estavam me consumindo. Mas o que mais me motivou, confesso, foi perceber com antecipação, e nisto acertei completamente, que seria difícil estabelecer um trabalho à altura da minha vontade e do merecimento da sociedade. Ficava difícil . Preferi pedir exoneração!

06º. LEITOR – EM SUA OPINIÃO, A SAÚDE EM CEARÁ-MIRIM ATENDE SATISFATORIAMENTE AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO?

A. L. - Essa resposta, infelizmente, vai de encontro ao que gostaria de responder. Fica claro o continuísmo, ou até o agravamento, nas condições do atendimento em saúde da nossa população. Notoriamente a saúde municipal está doente, e esta opinião emana tanto do povo, usuário do sistema, como dos próprios profissionais envolvidos. É com enorme tristeza que vejo esse quadro!

07º. LEITOR – JÁ SE PASSOU UM ANO E DOIS MESES DA ADMINISTRAÇÃO PEIXOTO. VOCÊ ACEITARIA UM CONVITE PARA ASSUMIR A SECRETARIA DE SAÚDE DE CEARÁ-MIRIM?

A. L. - Seria até pretensioso de minha parte falar em não querer, mas realmente não me vejo em condições técnicas de assumir tal pasta, sou bem realista quanto à isto. Acredito existirem nomes bem mais amoldados para a pasta. Vontade me sobra de desenvolver um trabalho diferente, transformador da realidade, mas como conhecemos como se processam as coisas, preferiria não aceitar diante de um suposto convite. Uma secretaria de saúde é complexa e exigiria, além de conhecimentos técnicos em saúde, extensa experiência e dedicação exclusiva, dada a envergadura da responsabilidade envolvida. Daí minha crítica ao que se estabelece hoje na pasta, um cidadão sem identidade com a causa, alheio ao município, desconhecedor da realidade local, técnico em área diversa da saúde, e acumulando duas secretarias. Além de protagonizar uma ilegalidade no tocante ao acúmulo de cargos, o que por si só já é um absurdo, também fica configurado uma falta de bom senso do atual gestor! Daí talvez os resultados negativos.

08º. LEITOR – A MAIOR LIDERANÇA DO PTC NO RN É A FOLCLÓRICA FIGURA DE MIGUEL MOSSORÓ. O PTC DE CEARÁ-MIRIM MARCHARÁ UNIDO COM MIGUEL, CASO SAIA CANDIDATO A ALGUM CARGO ELETIVO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO?

A. L. - Essa será, inexoravelmente, uma decisão democrática local, fruto da intenção dos nossos filiados. Mas acredito que sim, não há porque ser diferente, Miguel é uma figura admirada por todos. Particularmente, se houver candidatura cearamirinense para o mesmo cargo, com um bom nome, não tenha dúvida que defenderei esta última.

09º. LEITOR – VOCÊ É UM PROFISSIONAL LIBERAL. COM ESSA “CRISE’’ QUE RONDA ALGUNS SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE, VOCÊ ACHA QUE AINDA TEM ESPAÇO PARA OS PROFISSIONAIS LIBERAIS OU SERIA MELHOR A ESTABILIDADE DE UM EMPREGO?

A. L. - O profissional liberal deve ter algumas características que são imprescindíveis para a sobrevivência em cenários de mercado cada vez mais competitivos. Cada um se amolda às dificuldades impostas pela carreira profissional escolhida, mas ser profissional liberal não é fácil. Quem sofre de ansiedade por exemplo, enfrentará dificuldades imensas pela incerteza de rendimentos. Além de dominar a técnica, o profissional liberal ainda tem que gerenciar as demandas administrativas, o que exige um preparo extra, e isso em início de carreira é um grande desafio. A estabilidade certamente é melhor para a maioria, prova disso é a grande procura por concursos públicos.

10º. BLOG – FAÇA UMA AVALIAÇÃO DO GOVERNO PEIXOTO.

A. L. - Seria muito fácil falar mal do atual governo, por uma visão exteriorizada da atual gestão. Seria ecoar o que se ouve nos quatro cantos da cidade. No entanto prefiro a cautela nessa avaliação. Os fatos falam por si só e infelizmente apontam para uma discrepância, um imenso abismo entre o prometido e o feito até o momento pela atual administração. Mas ando procurando entender o que de fato acontece, pois não é razoável que Peixoto, depois de ser eleito com imensa margem jamais creditada a outro candidato no nosso município, às custas de uma esperança plantada no seio da sociedade fruto de um quadro social e econômico deplorável, não tenha o mínimo de sensibilidade social. Deve haver motivos outros, “ocultos”, sei lá, que só o tempo irá nos mostrar, ou não. Verdade inegável é a imensa insatisfação popular, a frustração com o dito e não feito. Mas não quero também me esquivar da responsabilidade de ter contribuído para a concretização desse governo, todos nós que contribuímos ativamente para sua eleição somos, de alguma forma, responsáveis pelos seus resultados. Ou estávamos cegos por longos 10 anos de campanha? Confesso, está difícil de entender o que presenciamos acontecer no nosso município!

4 comentários:

Marcilio de M. Dantas Jr. disse...

João, Parabéns a Alexandre pelo papo 10.
Entrevista serena, sensata, responsável e sem radicalismo.
Percebe-se o convicto interesse pelo bem de Ceará-Mirim.

Anônimo disse...

Jovem ainda, mas com um preparo invejável. Concordo com a posiçao do Marcílio, dr. Liocadio estar de parabens.É desse tipo de gente que Cearamirim precisa, honesto e preparado. Parabens joao pela entrevista tambem. Ass. Joao Maria

Anônimo disse...

Eu acho que o doutor foi macio demais. Deveria ter falado o que realmente acha. Sabemos que todos e inclusive ele está em total desacordo com o govero Peixoto, e porque não fala tudo? Foi pura educação, mas ele só saiu porque nao aguentou ver tanta corrupção. Eu conheço esse cara, é bom!

Anônimo disse...

Parabéns Dr. Leocádio, todos sabemos de sua habilidade intelectual, tal virtude a qual você utilizou muito bem em sua entrevista com Joãozinho. Agora me diga como você consegue ser tão dissimulado ao utilizar termos como reciprocidades, mudanças e realizações, grandes mudanças? Como você mesmo afirmou o conhecia no intimo "Seu Mestre" melhor que muitos, são dez anos de convivência e isso não é apenas dez dias ou simplesmente dez semanas e sim dez anos, você sabia quem era ela, você sabia! Não culpe pobres inocentes dizendo “estávamos cegos por dez anos de campanha’’. O que aconteceu, “achou pouco as propostas recebidas por seus comandados por isso os abandonou? Como você mesmo anda dizendo nos últimos dias, “Nunca mais para o bem de Ceara - Mirim”, é Sim nunca mais para a atual gestão administrativa. FALO EM NOME DE TODA SOCIEDADE CEARAMIRINENSE QUE SE DEIXOU LEVAR POR MERES PALAVRAS, NÃO QUEREMOS VOCÊ TAMBÉM, O QUE O DR. LEOCÁDIO VAI FAZER? CONSTRUIR UMA PONTE DE NATAL - RN A FERNANDO DE NORONHA - PE? ESSA SERÁ SUA PROPOSTA DE CAMPANHA? PARA O BEM DE CEARÁ-MIRIM EU DIGO NUNCA MAIS NEM PARA ELES E NEM PARA VOCÊ.

''Luciano Moraes Dantas Ribeiro.""