31/10/2024

'SALVE' DO PCC INDICANDO VOTOS EM BOULOS PRESSIONA LEWANDOWSKI

Lewandowski é pressionado sobre “salve” do PCC indicando votos em SP

Um requerimento apresentado à Comissão de Segurança Pública da Câmara pede a convocação do ministro Ricardo Lewandowski para que preste esclarecimentos sobre a descoberta de bilhetes escritos por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), indicando votos nas eleições para as prefeituras de Santos e São Paulo.

O requerimento, assinado pelo deputado Marcos Pollon (PL-MS), questiona se o Ministério da Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram informados sobre os comunicados do PCC ainda em setembro, quando os primeiros bilhetes foram apreendidos.

“O Ministério da Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral, provavelmente, devem ter tido conhecimento dos fatos acima narrados e não trouxeram a público as indicações criminosas para as eleições, não fazendo a devida comunicação ao público em geral”, afirma o deputado no documento.

Pelo menos cinco bilhetes com indicações de voto na cidade de Santos e na capital paulista foram interceptados pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo. O “Salve das Eleições” era destinado a amigos e familiares de integrantes da facção.

Entre os comunicados, os policiais penais encontraram uma contraindicação, ou seja, a orientação para o voto contrário à candidata Rosana Valle, em Santos. A mensagem foi localizada no dia 10 de outubro, já no segundo turno das eleições, na Penitenciária II de São Vicente.

Também foram localizados quatro comunicados com indicações de voto na chapa formada por Guilherme Boulos (PSol) e Marta Suplicy (PT) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Os bilhetes manuscritos foram apreendidos em setembro, antes do primeiro turno das eleições em São Paulo.

Nenhum comentário: