28/10/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou cinco apoios considerados importantes no segundo turno das eleições municipais de 2024, mas obteve apenas uma vitória. O resultado demonstra um desempenho aquém do esperado para o atual chefe do Executivo federal. Em São Paulo, o apoio de Lula a Guilherme Boulos (PSOL) não foi suficiente para garantir a vitória do candidato. Na capital paulista, considerada o maior colégio eleitoral do país, Boulos não conseguiu superar seu adversário, Ricardo Nunes (MDB). Nas capitais do Nordeste, região tradicionalmente favorável ao PT, os resultados foram mistos. Em Natal, a candidata Natalia Bonavides (PT) não conseguiu se eleger apesar do apoio presidencial. Por outro lado, em Fortaleza, Evandro Leitão (PT) conquistou a única vitória entre os candidatos apoiados por Lula, em um resultado considerado importante para o partido.


*O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), disse que um dos recados que as urnas trouxeram para o país em 2024 é que o campo ideológico da direita não tem dono, mas sim um grande líder. Para ele, trata-se do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O PL saiu de patamar de 11º partido mais votado no país para 1º e não foi por acaso. A maior liderança de direita do Brasil é Bolsonaro. Nosso dilema, como espectro ideológico, é a pluralidade de alternativas. A direita não tem dono, tem líderes, e o maior deles é Bolsonaro“, disse em entrevista ao Poder360 neste domingo (27.out.2024). Marinho fazia referência ao aumento de outros partidos de centro-direita nestas eleições. Mas considerou que em todos os quesitos foi o PL que saiu ungido como o partido de direita de fato no país. “Há nitidez ideológica no PL. O eleitor brasileiro busca vínculo com um partido com o viés de direita conservadora. Existem outros partidos de centro-direita que buscam identificação com esse viés mais forte. Mas o PL foi quem conseguiu“, disse.


*A votação do segundo turno neste ano teve 29,3% de abstenções, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O índice só é menor que o das eleições municipais de 2020, quando o Brasil, em meio à pandemia de Covid, teve 29,5% de eleitores ausentes na segunda rodada, o maior índice desde 1996. Já no primeiro turno houve uma pequena queda na abstenção em relação a 2020, o que representou a quebra de um movimento ascendente desde 2004. Na disputa atual, 21,7% dos eleitores aptos a votar não comparecem às urnas. Em 2020, foram 23,1%.


*Rodri, do Manchester City, chegou de muletas ao Théâtre du Chatelet, em Paris, para a cerimônia do prêmio Bola de Ouro, que acontece nesta segunda-feira (28). Um dos favoritos a levar o principal prêmio da noite, o espanhol foi vaiado e xingado enquanto passava pelo tapete vermelho. Mais cedo, o Real Madrid  cancelou a ida à premiação depois de saber que Vinícius Jr. não seria vencedor. A informação é do diário Marca, que disse ainda que o clube tinha reservado um avião para 50 pessoas. Além de Vinícius Jr., o clube tem Jude Bellingham, Dani Carvajal, Kylian Mbappé, Toni Kroos, Antonio Rüdiger e Federico Valverde concorrendo na mesma categoria. Além de não comparecer ao evento, o Real Madrid também cancelou as 5 horas de programação ao vivo que dedicaria à cobertura da Bola de Ouro na TV oficial do clube. Rodri chegou ao prêmio de muletas porque se recupera de lesão no joelho direito. O espanhol se machucou no empate em 2 a 2 contra o Arsenal pela Premier League, no dia 22 de de setembro e passou por cirurgia.


*O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, avisou a aliados, nos bastidores, que desistiu de deixar o Republicanos para se filiar ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Até então, o governador paulista tinha sinalizado ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que se filiaria à sigla após as eleições municipais de 2024, concluídas no domingo (27/10). Interlocutores de Tarcísio ouvidos pela coluna dizem que o governador deve continuar no Republicanos pelo menos até 2026, último ano de seu atual mandato à frente do Palácio dos Bandeirantes. Em julho, Valdemar Costa Neto deu uma série de entrevistas anunciando a filiação de Tarcísio ao PL. O próprio Bolsonaro chegou a dizer que a migração do governador para a sigla estaria 90% acertada.

Nenhum comentário: