18/10/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*Centro das discussões envolvendo a deputada federal e candidata à Prefeitura de Natal, Natália Bonavides (PT), durante a campanha eleitoral deste ano, o projeto de Lei 4540/21 altera o Código Penal e determina que não haverá prisão no caso de furto por necessidade ou de valores insignificantes. Até agora, dos 4.335 internautas que responderam a enquete desde 21 de dezembro de 2021, a grande maioria (96%) se posiciona contra a proposta que aguarda deliberação no plenário. O PL 4540/21 foi apresentado pela deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ) e outros sete deputados como coautores, dentre eles Natália Bonavides. O projeto determina que o juiz, caso não possa absolver o autor, deverá aplicar uma pena restritiva de direitos ou multa, sem prisão. A regra vale inclusive para reincidentes, desde que o furto seja por necessidade ou de valores insignificantes.


*O Brasil foi o 4º país na América Latina com mais ameaças digistais detectadas no primeiro semestre de 2024, segundo levantamento feito pele empresa de segurança cibernética EST. No período, o país registrou 201 mil ameaças (7,76%). Lideram o ranking países como Peru, com 909 mil ameaças (35%), México com 351 mil (13%) e Equador, com 204 mil ocorrências (7,84%). “O Peru tem maioria de usuários domiciliares, enquanto países como Brasil, México e Argentina contam com mais usuários corporativos, e isso explica o destaque do país nesse ranking de ameaças detectadas”, comenta Camilo Gutierrez Amaya, Chefe de Pesquisa da ESET na América Latina. Segundo Amaya, os usuários domiciliares estão mais expostos porque eles dispõem de menos recursos para segurança digital, tanto em proteção tecnológica quanto em práticas de prevenção. O levantamento aponta que somente a América Latina foi alvo de 2,6 milhões de amostras únicas de ataques cibernéticos como malware nos primeiros seis meses do ano. No mundo todo, esse número foi de 4 milhões no período. O pesquisado da ESET na América Latina, David Gonzalez, explica que os criminosos utilizam técnicas conhecidas da engenharia social e vunerablidades dos softwares para acessar os sistemas de seguranças.


*O deputado federal cassado, Deltan Dallagnol, voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF) em suas redes sociais. Nesta sexta-feira (18), o ex-procurador da Lava Jato fez uma publicação em seu perfil na rede social X, afirmando que a Suprema Corte “retalia deputados e humilha o Congresso”. – Ministros do STF avisaram que iriam retaliar contra os deputados que votaram a favor de pacote anti-STF. Dias depois, Flávio Dino abriu inquérito criminal pra investigar o deputado Marcel van Hattem por discurso na tribuna – disse Deltan em post com o link de sua análise sobre o caso no YouTube. No início de sua análise sobre a ofensiva da Suprema Corte ao deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), publicado em seu canal do YouTube, nesta sexta-feira, Dallagnol manifesta o total desprezo que o STF nutre pelas prerrogativas do Congresso Nacional, onde atuam membros do Poder Legislativo, eleitos pelo voto da população. – O STF desrespeita, ataca, achincalha, rebaixa, humilha o Congresso Nacional, retaliando um deputado federal por um discurso que ele fez na tribuna, em que ele criticava o trabalho de um delegado que atuou por ordem do ministro Alexandre de Moraes. E com isso, nós chegamos ao cúmulo do cúmulo do absurdo – disse Dallagnol.


*O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira (18), que a guerra em Gaza não acabou, mas está no “começo do fim”. A declaração ocorre em após a confirmação da morte de Yahya Sinwar, líder do grupo terrorista Hamas e mentor dos ataques de 7 de outubro de 2023 ao país. Depois de divulgar um vídeo de quatro minutos em hebraico, no qual confirmou a morte do líder do grupo islâmico e anunciou que era “o começo do dia depois do Hamas”, Netanyahu gravou um novo vídeo, em inglês, no qual garantiu que “embora não seja o fim da guerra em Gaza, é o começo do fim”. – Yayha Sinwar está morto. Ele foi morto em Rafah pelos soldados das Forças de Defesa de Israel (FDI). Essa guerra pode terminar amanhã se o Hamas entregar suas armas e devolver nossos reféns – enfatizou o premiê, que enviou uma mensagem aos habitantes de Gaza. Até o momento, o Hamas tem, segundo Netanyahu, 101 reféns de 23 países em Gaza, e Israel “fará todo o possível para levá-los de volta para casa”. O primeiro-ministro também lembrou que o líder do grupo terrorista libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, e seu sucessor, Hashem Sadi al-Din, também foram mortos, assim como o ex-chefe do escritório político do Hamas, Ismail Haniyeh (morto no Irã em um ataque atribuído a Israel), e o líder das Brigadas al Qassam (braço armado do Hamas) Mohamed Deif, entre outros.


*A participação da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, no governo federal é reprovada por 49% dos eleitores que votaram no presidente Lula da Silva (PT) em 2022. É o que mostra a pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira (18). De uma forma geral, o levantamento mostra que 47% desaprovam a participação de Janja no governo, enquanto 30% aprovam e 22% não souberam responder. Os números mostram uma estabilidade em relação aos índices apresentados na pesquisa realizada em maio deste ano. Na ocasião, os mesmos 47% desaprovavam a participação de Janja. Também em comparação com o levantamento anterior, a primeira-dama ficou mais conhecida pela população, passando de 72% que a conheciam bem ou ouviram falar para 83%. Atualmente, 17% dos entrevistados não conhecem Janja.

Nenhum comentário: